Programa de coleta externa do Hemose busca aumento de doações de sangue

No primeiro semestre de 2023, o hemocentro de Sergipe realizou nove campanhas externas; objetivo do programa é aproximar o cidadão do órgão, fidelizar doadores e ampliar os estoques sanguíneos

As coletas externas de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) são um instrumento para divulgação e aproximação dos cidadãos ao órgão. Com este programa, a instituição visa fidelizar doadores e ampliar os estoques sanguíneos. No primeiro semestre de 2023, o hemocentro realizou nove campanhas externas, cinco delas em Aracaju, com o apoio de instituições como a Universidade Tiradentes (Unit) e Faculdade Estácio, Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Câmara de Vereadores e Banco do Estado de Sergipe (Banese). Outras quatro ações foram em parceria com os municípios de Estância, Lagarto, Poço Redondo e Ribeirópolis.

Todas as coletas são programadas pela gerência de captação, responsável pela parceria com instituições, empresas e grupos de doadores fidelizados e gerência de coleta, que verifica o espaço onde será realizada a campanha. “É um trabalho conjunto que envolve vários agentes com um mesmo objetivo, que é a doação de sangue regular. Os homens doam num intervalo de dois meses e as mulheres, a cada três meses”, destacou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

Coleta externa

A realização do serviço requer um espaço para montar o ciclo do doador composto pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica, sala de coleta, lanche do doador e banheiros próximos. Também é necessária uma inspeção técnica ao local da campanha, que é realizada pela Vigilância Sanitária Estadual. “A doação de sangue é um procedimento que visa a segurança do doador”, informou a gerente de Coleta, Florita Aquino.

Parcerias

Para solicitar a coleta externa é necessário entrar em contato com o serviço de Captação do Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelos telefones 79 3225-8039 e 3259-3174 e pelo e-mail ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

Foto: Ascom SES

Publicado: 13 de julho de 2023, 15:13 | Atualizado: 13 de julho de 2023, 15:13