Profissionais dos CAPs participam de capacitação ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde
Na manhã desta quarta-feira, 26, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenação Estadual de Atenção Psicossocial realizou a Oficina de Sensibilização sobre Sistema de Informação, Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde – RAAS e Boletim de Produção Ambulatorial. A oficina contou com a participação dos coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) dos municípios sergipanos.
De acordo com Demétrio Sérgio dos Reis, referência técnica em Saúde Mental da SES, o evento é realizado anualmente desde 2013 e tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais dos centros sobre os sistemas de informação. “Em termos práticos, a relação de financiamento dos serviços entre os municípios e o Ministério da Saúde vai ficar mais facilitada, isto porque, se for feito um acompanhamento correto das atividades desenvolvidas, o Ministério tem como fazer uma previsibilidade mais eficiente dos recursos que serão destinados para cada ação desenvolvida no CAPs”, destacou Demétrio.
Ele ressaltou que este tipo de oficina é um treinamento que garante o aperfeiçoamento dos serviços dos Centros de Atenção Psicossocial. “Apesar de ser algo pedagógico, teórico, hoje estamos trocando experiências com os colegas dos municípios, afinal de contas eles convivem diariamente com as mais diversas situações e é conversando com cada um deles que podemos perceber o que deve ser mudado ou melhorado. São essas oficinas que garantem que o usuário seja bem atendido, seja bem acompanhado”, disse a referência técnica.
Demétrio destacou ainda que, graças a essas ações que são desenvolvidas, os CAPs passam a ter mais qualidade nos serviços prestados através do planejamento das ações que são realizadas, repercutindo uma melhoria para quem mais precisa, além de garantir que a família e a sociedade também sejam assistidas pelos profissionais dos Centros, ou seja, com o aperfeiçoamento dos serviços prestados, além do usuário final, todos que estão a volta dele também são atendidos.

Demétrio Sérgio dos Reis, referência técnica em Saúde Mental da SES

Curso foi realizado no auditório da SES
Publicado: 26 de abril de 2017, 18:44 | Atualizado: 26 de abril de 2017, 18:44