Profissionais do Huse promovem capacitação para atendimento de urgência a pacientes queimados

 Ação faz parte do Projeto de Unificação Estadual do Atendimento ao Paciente Queimado, voltado para os profissionais da Saúde da rede primária e secundária do interior sergipano

Servidores do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizam, na próxima sexta-feira, 31, a 1ª etapa do Projeto de Unificação Estadual do Atendimento ao Queimado. Trata-se de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Huse, voltada para os profissionais das redes primárias e secundárias de saúde do interior sergipano, no tocante ao atendimento de urgência aos pacientes vítimas de queimaduras, como também na definição do fluxo a ser seguido para otimização do serviço. 

A qualificação, que acontecerá no auditório da Unit/Itabaiana, das 9h às 11h, será ministrada por dois especialistas do Huse: o médico e coordenador da UTQ , Bruno Cintra, e a enfermeira e gerente da unidade de queimados, Wandressa Nascimento. O evento contará com a participação de profissionais da Saúde que atuam nas unidades da região do Agreste de Sergipe. 

Segundo Wandressa Nascimento, uma das instrutoras do curso, a iniciativa surgiu como forma de orientação aos profissionais que atuam no interior do Estado no que se refere à atuação durante o primeiro atendimento de pacientes queimados, além de conscientizar sobre o fluxo de atendimento a esse tipo de ocorrência.

“No curso, a gente ensina e orienta o profissional de saúde sobre como proceder em casos envolvendo queimaduras, para que o atendimento seja feito com qualidade e eficiência. Até porque, a forma que acontece o primeiro atendimento é determinante na evolução do prognóstico do paciente. A partir daí, também abordamos sobre o fluxo da ocorrência, definindo onde os pacientes devem ser atendidos tanto no momento imediato da queimadura, quanto subsequente. Inclusive explicamos os casos nos quais a vítima deve ser encaminhada ao Huse, que são os que necessitam de atendimento em regime de internação hospitalar”, destacou a gerente da UTQ.

Segundo a especialista, durante o treinamento também serão abordados outros assuntos voltados ao tema, como conceitos básicos de queimaduras, os critérios de transferência de pacientes para unidades de tratamento, os cuidados clínicos, tipos de queimaduras (elétricas, químicas), queimaduras em crianças, entre outros.

Próximas etapas

De acordo com a gerente da UTQ, a próxima edição do curso acontecerá no final de abril. “O treinamento será ministrado no dia 28 de abril, no Hospital Regional José Franco, em Nossa Senhora do Socorro, para os profissionais de saúde que atuam nos municípios que abrangem essa localidade. A previsão é de que, no decorrer deste primeiro semestre, unidades das redes primárias e secundárias de outras regiões do Estado também recebam essa capacitação”, enfatizou Wandressa Nascimento.

Já no dia 30 de maio, no auditório do Huse, acontecerá mais uma edição do Curso Anual de Atualização ao Atendimento do Paciente Queimado. A ação vai qualificar os profissionais e otimizar o acolhimento de pacientes queimados que necessitam dos cuidados tanto no Pronto-Socorro, quanto na UTQ do maior hospital público do estado.

Publicado: 30 de março de 2023, 12:56 | Atualizado: 30 de março de 2023, 12:56