Profissionais do Huse e da FHS conhecem unitarização de medicamentos no HU
Por Ascom/HU
Servidores do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e da Central de Logística da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe (FHS) estiveram nesta quarta, 2, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). O objetivo da visita foi conhecer o processo de unitarização de medicamentos de forma automatizada, um procedimento que é possível no HU graças a uma máquina especial.
Fizeram parte da visita integrantes da Central de Logística da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe (FHS) e profissionais de Farmácia do próprio Huse, que foram recepcionados pelo chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho. “Essa é a única máquina disponível em Sergipe, e esse procedimento realizado por ela tem sido amplamente divulgado, tanto pela imprensa, quanto em eventos da área. A Fundação Hospitalar demonstrou interesse em conhecer o funcionamento da máquina e o HU se colocou à disposição para fazer essa demonstração”, declarou Fábio.
Segurança
Uma das integrantes da visita foi a farmacêutica e técnica em referência do Huse Simone Ferreira. “A nossa intenção é poder contar com um quantitativo maior de insumos, evitando os desperdícios, e também aumentar a qualidade da segurança do paciente, seguindo uma das propostas do Ministério da Saúde, que é justamente essa segurança”, disse a profissional.
Durante a permanência da equipe no HU, membros do Setor de Farmácia Hospitalar da instituição demonstraram como a máquina funciona e destacaram a importância da unitarização automatizada. “O HU é o único hospital público no Estado a fazer essa unitarização de medicamentos de forma automatizada. Isso é, sem dúvida, muito importante para otimizar a distribuição dos medicamentos e, obviamente, evitar os desperdícios. Além disso, cada paciente recebe o seu medicamento devidamente fracionado”, reforçou Fábio Ramalho.
Puderam conhecer o serviço a técnica em Farmácia Rose Mendonça, as farmacêuticas Simone Ferreira e Ariane Viana e o administrador da Central de Logística da FHS Natanael Carvalho, que aproveitou para destacar a economicidade que pode ser atingida com o uso da máquina.
Publicado: 3 de março de 2016, 18:13 | Atualizado: 3 de março de 2016, 18:13