Profissionais do Hemose debatem sobre as Agências Transfusionais

Por Rosângela Cruz

agencias transfusionais hemose (4)As Agencias Transfusionais (ATs) são unidades intra-hospitalares que realizam transfusões sanguíneas com a retaguarda do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Os serviços prestados por essas unidades e a sua estrutura de funcionamento foram alguns dos temas de uma reunião na superintendência da unidade, com a participação de gestores do Hemocentro coordenador e profissionais do setor.

Na oportunidade, a gerente da Hemorrede, a médica Mariamália Newton Andrade, realizou a apresentação das agências, a equipe de profissionais composta por biomédicos, técnicos de laboratório e enfermagem. ”A finalidade foi apresentar os serviços para nova superintendente do Hemose, traçar o perfil, os avanços, deficiências e, discutir o Plano Estadual de Qualificação da Hemorrede, firmado com o Ministério da Saúde”, relatou.

Conforme a médica nas Agências Transfusionais, são realizados serviços relativos a prática hemoterápica que iniciam com o armazenamento de hemocomponentes, testes pré-transfusionais como, compatibilidade entre doador e receptor, transfusão de plaquetas e hemácias liberadas, mediante solicitação do médico da unidade hospitalar.

“Essa disponibilidade do produto próximo do paciente proporciona um atendimento mais ágil. Os hospitais prestam serviços de urgência/emergência e de obstetrícia a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os usuários assistidos nesses hospitais e na maternidade têm necessidades que são prementes. Os procedimentos ofertados através das agências, também tem como foco garantir maior segurança transfusional”, ressaltou Mariamália Andrade.

Ao encerrar a explanação, a gerente da Hemorrede Estadual ainda enfatizou a importância do uso racional do sangue lembrando que a transfusão tem que ser segura. “Durante o ato da transfusão sanguínea pode ocorrer reações ao paciente. Para minimizar esses riscos organizamos ao longo do ano um calendário de treinamento com os profissionais que atuam nessas agências para que o procedimento seja confortável para os usuários”, concluiu.

Legislação

De acordo com a portaria nº 2.712, de 12 de novembro de 2013, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, as instituições de assistência à saúde que realizam intervenções cirúrgicas de grande porte, atendimentos de urgência e emergência ou que efetuem mais de 60 transfusões por mês, devem contar com, pelo menos, uma Agência Transfusional (AT). O Hemocentro de Sergipe conta com quatro Agências Transfusionais (AT), sob sua coordenação. As unidades estão localizadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e nos Hospitais Regionais dos municípios de Itabaiana, Lagarto e Estância.

Publicado: 24 de agosto de 2016, 16:11 | Atualizado: 24 de agosto de 2016, 16:11