Profissionais de enfermagem do Huse participam de ciclo de palestras

Foi realizado na manhã desta terça-feira, 21, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o ciclo de palestras do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Comissão de Pele, em parceria com as empresas CONVATEC, SOBENDE e CENUT. O objetivo do evento é estimular cada vez mais os colaboradores do hospital ao conhecimento e a capacitação para o alcance positivo da redução dos índices de lesão por pressão, principalmente nas unidades críticas.

O coordenador da Comissão de Pele e cirurgião plástico do Huse, Ricardo Araújo, fez a abertura do evento e destacou a importância das parcerias e dos temas debatidos durante os dois dias do evento. “É um dia especial em que vamos englobar as lesões por pressão que são aquelas que acontecem nos pacientes imobilizados, acamados ou em cadeiras de rodas que ocorrem em áreas de exposição óssea e que era chamada de escaras de decúbito ou pressão. Abordamos sobre lesões vinculadas as queimaduras por causa da proximidade dos festejos juninos, aulas de como fazer tratamento adequado, o primeiro atendimento antes de chegar ao hospital, acompanhamento do paciente e o que deve ser feito”, contou.

“Amanhã, teremos aula teórica tratando pacientes com pé diabético, doenças ulcerosas e com difíceis cicatrizações, além da parte prática com oficina de lesões, trazendo os participantes a fazer o curativo e os professores ensinando todas as técnicas de limpeza, como deve ser feito um curativo, quanto tempo deve ficar com o curativo, um trabalho bem minucioso para que o profissional realmente saia daqui capacitado. Quero agradecer também às nossas empresas de curativos parceiras do evento e a grande audiência que temos nessas capacitações”, completou doutor Ricardo Araújo.

A enfermeira da Comissão de Pele do Huse, Mônica Rabelo, destacou o interesse da equipe em aprender cada vez mais, em refletir na redução do índice de lesão por pressão em vários setores do hospital. “A gente fica muito feliz com o interesse da equipe, do time que a gente tem aqui no Huse em conhecer como pode melhorar a assistência ao paciente que dá entrada aqui no hospital. Isso é o que nos motiva e que reflete de forma positiva nas nossas estatísticas, a gente sabe que tem uma ou outra com um pouco de dificuldade, mas, na grande maioria, a gente teve êxito na redução da incidência de lesão por pressão”, pontuou.

 

Palestras

A primeira palestra ficou por conta da enfermeira Sindy Lamônie Barbosa, que enfatizou especificamente a mudança de pensamento da equipe de enfermagem e o trabalho em equipe. “Meu principal foco foi fazer eles entenderem a importância de um time porque para se prevenir um agravo de saúde precisamos ser um time unido, todos seguindo para o mesmo propósito, que é o melhor cuidado para o paciente. Não temos como prevenir se não temos um time bem treinado e é por isso que estamos aqui capacitando eles para que entendam a importância desse sistema de prevenção que juntos eles conseguem chegar num lugar mais longe. De nada adianta a gente ter as maiores tecnologias se não usamos a nossa melhor tecnologia que somos nós os seres humanos e que estamos ali avaliando sistematicamente aquele paciente. Somos a maior tecnologia da saúde”, afirmou.

A enfermeira estoma terapeuta e especialista de marketing clínico da COLORPLAST, Fabiana Gonçalves, falou como avaliar as lesões por pressão e fez um spoiler da aula de queimados onde foi avaliada uma criança com queimadura e como seguir uma linha de conduta para que cada um saiba como conduzir essas lesões e acontecer de eu colocar uma cobertura, o amigo vir e colocar outra, isso não é só o tratamento que atrasa, mas, o custo para a instituição. Como estamos no nordeste e temos muitos eventos juninos, temos também muitas queimaduras e esses profissionais vão saber direitinho como tratar”, esclareceu.

A assessora de enfermagem da CENUT, Maíra Lima, destacou que os temas discutidos foram muito bem selecionados. “Expliquei sobre os curativos, avaliações do paciente queimado, indicações, falei de prevenção, tratamento em si, das coberturas especiais para tratar os pacientes sem dor e com qualidade. A semana de enfermagem é muito forte no Estado e o Huse foca muito bem isso, então, ele escolheu temas bem atuantes e focados na assistência e segurança do paciente”, enfatizou.

Participantes

A enfermeira Viviane Cerqueira, trabalha no Hospital do município de Nossa Senhora do Socorro e ressalta porque resolveu participar do evento. “Eu trabalho na clínica médica e vejo muito chegar esses casos de feridas, lesões por pressão, aí resolvi participar do curso, para mais conhecimento, além dos profissionais que são renomados e a gente vai aprender a utilizar as coberturas especiais. Sem contar que aqui no Huse tem muitas coberturas que não temos lá na nossa unidade e já vamos solicitar também”, disse.

A enfermeira e gerente do Internamento Cirúrgico, Débora Feitosa, disse que participa de todos os encontros realizados pela Comissão de Pele e fala da importância deles para a capacitação dos profissionais. “O tema em pauta, tratamento e prevenção em feridas está em grande evidência para profissionais de saúde em especial no Huse, com isso, estamos diminuindo o tempo de permanência desses pacientes internados no hospital. Parabéns a todos os envolvidos”, concluiu.

 

Publicado: 21 de maio de 2019, 16:52 | Atualizado: 21 de maio de 2019, 16:52