Prevenção e fatores de risco do câncer de mama e colo de útero são abordados em evento no Caism

A unidade trabalha diariamente na prevenção, diagnóstico e condução do tratamento de mulheres com câncer de mama e de colo de útero

No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), todos os meses do ano são dedicados às mulheres. Para reforçar ainda mais a campanha Outubro Rosa, a SES por meio do Caism, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou nesta quinta-feira, 5, uma ação de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero para as usuárias do serviço.

A unidade trabalha na prevenção, diagnóstico e condução do tratamento de mulheres com câncer de mama e de colo de útero. Para apoiar a causa do Outubro Rosa, o Caism ampliou a oferta de exames de mamografia para que sejam realizados uma média de 360 exames/semana e 1440 exames/mês.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, ressaltou a importância da campanha. “O mês de outubro é primordial para reforçar ainda mais as ações de prevenção ao câncer de mama. Sabemos que o autoexame e o cuidado com as mulheres são essenciais no diagnóstico precoce para fazer o tratamento de forma adequada à paciente. Outro paradigma que precisa ser quebrado é o da vacina do HPV, que previne o câncer de colo de útero, pois temos a ciência que é uma das doenças que mais atinge as mulheres”, salientou o secretário.

Para conscientizar as pacientes do serviço, foram abordados fatores de risco e prevenção do câncer de mama; questões de autoestima envolvendo a sexualidade feminina; como lidar com a questão estética ao longo do tratamento; os direitos de cada paciente e a fisioterapia pélvica. 

De acordo com a coordenadora de Atenção Ambulatorial da SES, Eliene Cristine Lima, independentemente do mês, a mulher deve procurar atendimento para descobrir eventuais patologias o mais precocemente possível. “O Outubro Rosa vem para chamar atenção para a detecção precoce do câncer de mama, e quanto mais cedo a gente diagnosticar, melhor é o tratamento. Sendo o Caism referência estadual de Atenção à Saúde da mulher, durante  todo o mês intensificaremos as ações de detecção precoce, fazendo palestras, destacando a importância do autoexame da mama e ampliando o quantitativo de mamografias para detectar, o mais precocemente possível, casos que possam ter”, disse a coordenadora. 

A lavradora Leticia de Jesus, que reside em Moita Bonita, no agreste do estado, contou que considera essas ações necessárias para uma maior celeridade no diagnóstico. “Tenho familiares que possuem histórico com a doença e se preveniram. Por isso, é extremamente essencial que as mulheres tenham essa atenção com a saúde, principalmente para evitarem um diagnóstico tardio”, destacou. 

Sobre o Caism

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher oferta diversos serviços, como mamografia; magnificação mamária; compressão seletiva; ultrassonografia mamária; punção de mama (PAAF); biópsia de mama e de colo de útero; estereotaxia, colposcopia, cirurgia de alta frequência (CAF); consultas médicas especializadas para pesquisa e tratamento de lesões precursoras e cânceres de mama e colo uterino. 

Nesse sentido, a educadora Gabrielle Maia enfatizou que o Caism possui diversas ações voltadas à saúde da mulher. “Durante todo o ano, o serviço sempre se preocupa em divulgar informações referentes ao autoexame e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Esses eventos são a oportunidade de tirar dúvidas e de se evitar que mais mulheres percam a vida por conta da doença”, decalrou. 

Os serviços do Caism são disponibilizados por meio do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe. Para o acesso, o usuário deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja procedida a solicitação do agendamento de consultas e procedimentos.

Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa

Publicado: 5 de outubro de 2023, 15:05 | Atualizado: 5 de outubro de 2023, 15:33