Prevenção contra a sífilis é tema de palestra no bairro Siqueira Campos
Mais uma ação de combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foi realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Moradores do bairro Siqueira Campos foram alertados quanto aos perigos da sífilis e receberam informativo sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
O coordenador do Programa IST/AIDS da SES, Almir Santana, ministrou palestra na praça central da comunidade e ainda promoveu um bate papo com estudantes sobre gravidez na adolescência. Para ele, a temática propicia a conscientização sobre o uso de preservativos e quando iniciada uma gestação, de outros cuidados.
“É preciso tratar com clareza dos imprevistos que podem surgir em função do não uso de preservativos. Em caso de gravidez precoce, dos benefícios do pré-natal para que o público entenda a importância do acompanhamento médico e da realização de exames durante a gestação. Detectada a sífilis durante o pré-natal e depois tratada corretamente na mulher e no parceiro, é possível evitar a sífilis congênita, que passa da mãe para o filho”, explicou Almir.
Rita de Cássia da Silva é uma das mães que reconhecem a importância de ações educativas e conscientizadoras. “Quando nós, adultos, falamos sobre sexo, camisinha, os filhos recuam. Como isso não acontece com um médico, acredito que essa seja a melhor forma de alcançar esse público”, reconheceu.
Doula da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Elisleide Santos, incentiva o protagonismo da mulher no trabalho de parto e pós-parto, o que em muito favorece as discussões sobre ISTs nesse processo.
“Quando o assunto é gestação, o conceito de empoderamento das mulheres passa pela prevenção, não só visando a saúde da gestante, mas também a dos bebês, especialmente através do pré-natal, daí a necessidade de marcar presença em eventos como esse”, declarou Elisleide que, junto com Claudia Fernanda Soares, integra a União de Doulas, criada para melhor divulgar as atribuições dessas cuidadoras como amigas do parto.
A palestra ministrada pelo coordenador do Programa IST/AIDS foi um dos atrativos do programa Siqueirart’s, liderado por Ana Paula Santos. “O índice de cidadãos com HIV no Siqueira Campos cresceu muito, por isso precisamos muito dessas intervenções para prevenir a população dessa e de outras infecções. A partir da palestra um cidadão se interessou pelo teste rápido de IST e logo foi encaminhado a uma instituição. Ou seja, ações como essa produzem resultados instantâneos”, concluiu Ana Paula.

Ana Paula Santos, organizadora do evento

Rita de Cássia da Silva, acredita que a conversa com especialistas é a melhor forma de conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção
Publicado: 15 de maio de 2017, 11:33 | Atualizado: 15 de maio de 2017, 11:33