Posto Médico Avançado do Samu é montado na Arena Batistão para processo de Aclimatação das Olimpíadas

Por Júnior Matos

 

posto medico samu batistãoUma série de ações está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) no processo de Aclimatação das Olimpíadas 2016. Foi elaborado um Plano Operacional para o recebimento das delegações que treinarão em Sergipe, uma ação que amplia o raio de assistência e engloba ações tanto do Samu como da Vigilância Sanitária e da  Rede Hospitalar, que também atenderão a esta demanda.

 

No Arena Batistão, localizado em Aracaju, foi montado na última semana um Posto Médico Avançado do Samu para garantir um atendimento qualificado e seguro aos atletas e a população que prestigiará os treinos abertos. O posto contará com o apoio das equipes do Samu 192 Sergipe que estarão in loco de plantão.

 

“O Posto Médico Avançado está equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e desfibriladores, dentre outros materiais e medicações que são fundamentais para atendimento inicial de urgência e garantia do suporte e estabilização de pacientes em qualquer situação”, detalha a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos

 

Ao todo, uma equipe composta por três profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) estará envolvida nas atividades, trabalhando diariamente até o mês de agosto.

 

“O Posto Médico estará em funcionamento de abril a agosto, com equipes mobilizadas durante a realização dos treinos das delegações. Inicialmente, receberemos os atletas das Confederações do Brasil e do Japão”, pontua a superintendente.

 

base samu aeroportoAlém do apoio direto nos Centros de Treinamento, os deslocamentos das equipes serão acompanhados por profissionais do Samu 192 Sergipe. A base localizada no Aeroporto Santa Maria também dará suporte caso tenha necessidade de atendimento, seja no local da hospedagem dos atletas ou durante qualquer percurso.

 

“A base localizada no aeroporto, que chamaremos de ‘Base de Apoio das Olimpíadas Rio 2016’, permite um posicionamento estratégico, garantindo um bom tempo-resposta, levando em consideração a distância média até os locais de hospedagem”, conclui a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Publicado: 7 de abril de 2016, 12:45 | Atualizado: 7 de abril de 2016, 12:45