Posto de coleta de sangue no Fórum Gumersindo Bessa segue até esta quinta

O primeiro dia da coleta externa de sangue realizado no fórum Gumersindo Bessa, recebeu a adesão de servidores doadores da instituição judiciária. A ação coordenada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)  visa colaborar com o estoque de sangue e hemocomponentes destinados ao atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar, prossegue nesta quinta-feira, 23.

 

Dentre os participantes da campanha, doadores fidelizados, como José Rivaldo Araújo, sangue O positivo e Marcelo Caldas Pacheco, sangue A positivo, colaboram com o serviço há mais de duas décadas e aproveitaram para renovar a doação. “Eu faço questão de doar, me faz bem, me sinto leve, por isso, a cada três meses vou ao Hemose”, disse Araújo. “A coleta aqui no fórum foi uma ótima ideia facilitou meu acesso”, completou Pacheco.

 

A ação também contou com a participação do público feminino, como as estagiárias Karolayne dos Santos e Marcela Monteiro,  que é doadora. “Já havia pensado em doar, como preciso me revezar entre a faculdade e o meu estágio na 5ª vara Civil do Fórum, não conseguia organizar os horários. O posto de coleta de sangue aqui foi uma oportunidade que buscava há muito tempo para realizar meu desejo”, comentou Karol.

 

Durante a ação solidária e de cidadania, os funcionários que se deslocaram ao posto de coleta foram orientados sobre o cadastro de Medula Óssea. O serviço atende pacientes com diagnóstico de leucemias e necessita realizar o transplante da medula. Na ocasião, a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Josceline Souza, informou que os dados do candidato são inseridos no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

 

“O candidato a doador de medula óssea só será convocado caso seja verificada a compatibilidade com o paciente que necessita do transplante de medula óssea. Essa é a única chance de cura para quem tem leucemia, por isso que é tão importante à adesão da população saudável a esse cadastro”, destacou a gestora.

 

Parcerias

 

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo que deve ser praticado por todas as pessoas. Nesse sentido, o Hemose conta com importantes parcerias que colaboram com o serviço, são empresas, associações de doadores, universidades, faculdades, unidades de ensino, igrejas, clubes, além de outras instituições. Mais informações sobre o agendamento de campanhas, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Publicado: 22 de agosto de 2018, 15:23 | Atualizado: 22 de agosto de 2018, 15:23