População de Nossa Senhora da Glória reconhece importância de estar com a saúde em dia durante a 17ª edição do ‘Sergipe é aqui’

A ação itinerante contou com o estande do Opera Sergipe para o cadastro de pacientes no programa de cirurgias eletivas, proporcionando mais cuidado e assistência aos sergipanos

O ‘Sergipe é aqui’, ação itinerante do Governo do Estado, chegou à sua 17ª edição nesta terça-feira, 5, levando diversos serviços para a população de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano. Desde o início do programa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem participado, levando serviços como as Carretas do Homem e da Mulher, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ e o projeto ‘Sorrir Sergipe’.

Com o intuito de reforçar a conscientização da população sobre o Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ esteve presente com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

Moradora de Nossa Senhora da Glória, Josineide Sousa Santos, de 44 anos, aproveitou a oportunidade para realizar os testes rápidos disponibilizados pela unidade móvel. “É um serviço muito bom que facilita o acesso para todos nós, e eu não poderia deixar de realizar meus testes para detectar qualquer alteração com a minha saúde”, contou. 

Assim como ela, o dono de casa Jacinto de Oliveira, 37, também esteve presente na unidade móvel para checar a saúde. “Assim que eu soube do ‘Sergipe é aqui’, corri para cá. Estava precisando realizar esses testes, e sempre vale a pena cuidar da nossa saúde, pois caso apareça alguma doença, que seja cuidada da forma mais rápida possível. Além disso, o teste é super rápido e deu tudo certo”, destacou Jacinto. 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Márcia Dantas Ferreira, chamou atenção para que as pessoas procurem o caminho da prevenção. “É muito importante que as pessoas façam primeiro a prevenção, porque o tratamento, quando você começa no início, é muito mais eficaz, mais correto, e vai ajudar a população a não transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, é muito bom fazer os testes, mesmo sem ter uma vida sexual com muitos parceiros. É importante procurar as unidades, os postos de saúde. Além de ser  uma coisa simples, o resultado sai na hora, e você começa o seu tratamento, caso seja positivo”, salientou a coordenadora. 

Opera Sergipe

Os moradores de Nossa Senhora da Glória já regulados puderam realizar o cadastro no ‘Opera Sergipe’, programa do Governo do Estado que tem o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias, proporcionando mais cuidado e assistência aos sergipanos. 

A dona de casa Fabiane da Costa, 33, compareceu ao estande do ‘Opera Sergipe’ para a realização do seu cadastro no programa de cirurgias eletivas. Ela contou que sofre com problema nas amígdalas, e agora vai poder restaurar a sua saúde. “Agora eu espero que a minha saúde seja totalmente estabelecida. Agradeço a iniciativa do Governo de Sergipe, que tem beneficiado tantas pessoas com os procedimentos cirúrgicos”, elogiou. 

Cadastro de Medula Óssea

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também esteve presente na ação itinerante e realizou orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras de cinco mililitros de sangue para o cadastro de doador de medula óssea. 

Além disso, o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) disponibilizou à população exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose, clamídia, esquistossomose e HIV, bem como HTLV para gestantes, testes de leishmaniose visceral humana, PSA total/livre para homens, Ca-125, herpes vírus, entre outros.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 5 de dezembro de 2023, 17:47 | Atualizado: 5 de dezembro de 2023, 17:47