Plantão: Huse acolheu 371 casos de baixa complexidade nas últimas 12 horas
Por Júnior Matos
Entre às 22h de ontem e às 10h de hoje, quinta-feira, dia 27, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) registrou 420 atendimentos totais, sendo que 371 foram classificados como de baixo risco clínico, ou seja, 88% desses casos deveriam estar nos postos de saúde e UPAs municipais.
Os pacientes de Aracaju, considerados de baixa complexidade, somaram 173 atendimentos, o que equivale a 47% dos pacientes de risco habitual atendidos neste período. Já na Tenda de assistência aos usuários de baixa complexidade, foram 26 acolhimentos neste período.
A estrutura, montada no estacionamento do Huse, em Frente ao Pronto Socorro, obedece aos protocolos especiais de acolhimento e atendimento para o período crítico, evitando que exames e condutas não emergenciais sejam feitas na unidade – que é destinada para a urgência e emergência de média e alta complexidade.
“O espaço é retaguarda dos atendimentos rápidos, característicos dos postos de saúde. Ao todo, dois médicos, cinco técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e dois profissionais administrativos compõem o quadro funcional”, explica a coordenadora administrativa do Hospital, Aline Bastos.
A paciente Dijanira Siqueira foi uma das atendidas na estrutura da tenda, e aprovou a assistência ofertada pelos profissionais. “Estava com dores de cabeça e febre. Vim ao Huse, tomei a medicação indicada e estou me sentindo bem melhor. Gostei muito da metodologia que foi organizada, pois facilitou bastante meu atendimento”, considerou.
Publicado: 27 de outubro de 2016, 15:11 | Atualizado: 27 de outubro de 2016, 15:11