Pesquisadores da Funesa mantêm blog para divulgar atividades
Por Kitéria Cordeiro
Pesquisadores da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) criaram, há mais de dois anos, o Blog Observatório do SUS como uma ferramenta de divulgação e comunicação das atividades desenvolvidas. Idealizado por José Francisco de Santana, especialista em Políticas Públicas e Educação em Saúde, o expediente eletrônico fez parte do planejamento de instalação do Núcleo de Produção Científica da Funesa (NPC), do qual Francisco também é integrante.
Assim, o blog foi colocado no ar em 2014, concomitante à criação do NPC. De acordo com ele, o objetivo dessa iniciativa é dar publicidade às atividades do NPC e, secundariamente, publicar conteúdos demandados do próprio Núcleo. As publicações veiculadas no blog são de responsabilidade dos autores Francisco Santana (líder), Flavia Tenório, Tânia Santos e Kenya Idamara.
A colaboração para a produção de conteúdos tem origem na própria dinâmica do NPC. Para ser autor precisa ser membro do Núcleo e os conteúdos publicados precisam ter relação com o Sistema Único de Saúde (SUS).
“O blog é importante para o NPC porque é um meio fácil, simples e sem custo financeiro para dar publicidade às atividades do Núcleo e da Funesa. O blog possibilita que as opiniões e impressões do colegiado do NPC possam ser de conhecimento de todos. Para a Funesa acaba sendo também um meio de publicar acontecimentos relacionados ao cotidiano da Fundação, embora não seja este o principal objetivo”, adiantou Francisco.
Francisco Santana disse ainda que os critérios para divulgar no blog passam pela avaliação do grupo de pesquisadores, pois o canal possui uma linha editorial com política de conteúdo, política de copyright e política de privacidade definidas. Para publicar precisa atender à linha editorial, ser membro do NPC e ser autor do blog. O servidor que tiver interesse em colaborar com o blog precisa encaminhar o conteúdo para apreciação do autor e seus respectivos membros do NPC. Quem tiver interesse em pesquisar os conteúdos devem acessar: www.observatorio-dosus.blogspot.com.br
NPC
O NPC representa a inserção da prática científica no âmbito da Funesa por reconhecer que os processos de trabalho podem ser melhorados mediante avaliação a partir da utilização de metodologias científicas e por entender que a pesquisa científica pode se constituir em ferramenta adequada para subsidiar tomadas de decisão objetivando diminuir lacunas entre “o saber e o fazer” aproximando, dessa forma, os conhecimentos teóricos e práticos.
O seu surgimento contempla a previsão do artigo 8° da Lei Nº 6.348 de 19 de dezembro de 2007, que criou a Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
São metas do NPC para o exercício 2016: 1) realizar pelo menos 12 reuniões ordinárias até dezembro; 2) revisar o Regimento Interno até junho de 2016; 3) acolher demandas por pesquisa científica oriundas da SES e/ou da Funesa e/ou do próprio Núcleo; 4) envolver-se com atividades relacionadas ao ensino, extensão, ciência, tecnologia e inovação de interesse do SUS e em consonância com o Regimento Interno; 5) participar de no mínimo um evento científico; e 6) submeter a publicação de ao menos um artigo científico.
Publicado: 16 de março de 2016, 19:30 | Atualizado: 16 de março de 2016, 19:30