Pediatra alerta sobre cuidados com acidentes domésticos

A pequena M.L.P, 6, está de férias da escola e deu um susto em sua mãe, a dona de casa Sheila Pimentel, 43. A criança brincava no parquinho do condomínio com os coleguinhas e como chovia, escorregou e bateu com a cabeça no chão. “Ela estava com os coleguinhas brincando de esconder, quando correu ela escorregou e bateu com a cabeça no chão. Os coleguinhas gritaram e foram correndo me chamar, desci as escadas desesperada e quando cheguei lá ela estava zonza e com a testa inchada. Corri para o Huse, que prontamente atendeu e fez tomografia. Ela continua em observação, mas, graças a Deus nada grave”, contou a dona de casa.

Histórias como essas se repetem diariamente no Pronto Socorro do Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), principalmente quando chega o período das férias escolares e os cuidados com os pequenos precisam ser redobrados. São vítimas de queda, intoxicação, queimaduras, ingestão de corpo estranho e até afogamento. A atenção dos pais é muito importante para evitar que esse tipo de acidente aconteça é o que diz a coordenadora da Pediatria do Huse, Cristiane Barreto.

“É muito importante que os pais não descuidem dos pequenos, principalmente os que estão aprendendo a caminhar, tudo eles querem descobrir. Redobrar a atenção nas brincadeiras e sugerir alternativas mais tranquilas como leitura, televisão e jogos educativos é uma boa dica”, afirmou a coordenadora.

Prevenção

Supervisionar as brincadeiras e sempre estar alerta para os objetos e materiais que possam oferecer risco às crianças é uma forma de prevenir que acidentes mais graves aconteçam. A faixa etária mais comum dos acidentes domésticos já iniciam quando a criança começa a dar os seus primeiros passos e descobre o mundo que está em sua volta.

As férias no período de inverno a atenção deve ser redobrada por parte de um adulto, segundo Cristiane Barreto. “Como estamos num período de inverno e temos muita chuva é importante que os adultos se protejam e protejam os seus filhos principalmente por causa da dengue. Um bom capote de frio, repelente, verificar vasinhos que acumulem água em casa para descartar, evitar que a criança brinque na chuva por causa das viroses e doenças respiratórias que também estão trazendo muitos pacientes a nossa pediatria. Curtir as férias com segurança é muito mais prazeroso”, declarou.

O retorno das férias para o início das aulas também merece atenção e muito cuidado, principalmente com o atropelamento. Muitas crianças já vão para a escola sozinhas, os pais ficam dentro do carro supervisionando a travessia delas ou deixam a mesma do outro lado da rua para não fazer o retorno e a criança atravessa sozinha. São ações como essas que geram ocorrências no trânsito e a volta às aulas pode se tornar um transtorno maior.

A Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, realizou no mês de junho cerca de 3 mil atendimentos. A unidade funciona 24 horas por dia e dispõe de recursos científicos, técnicos, equipamentos e materiais específicos à assistência integral a crianças de zero a 13 anos, além da resolutividade dos casos. A Pediatria do Huse é a única de Sergipe referência nos atendimentos de alta complexidade. O setor trabalha no regime de porta aberta de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Publicado: 12 de julho de 2019, 13:59 | Atualizado: 12 de julho de 2019, 18:13