Parceria entre Hemose e supermercado em Estância promove coleta externa
Iniciativa leva a estrutura necessária para a coleta de sangue até o cidadão
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou a segunda edição da coleta externa de sangue em parceria com o supermercado Bombom, em Estância, no sul sergipano. A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações conjuntas para promoção do ato de doar sangue com regularidade entre a população no estado. Dessa vez, a campanha, além de mobilizar colaboradores da empresa, contou com a adesão da comunidade estanciana que compareceu ao posto de coleta itinerante que funcionou no campus da Universidade Tiradentes (Unit) durante a edição anterior.
O enfermeiro Roney Bantim Magalhães destacou que, além de voluntários dispostos a doar, o apoio de instituições na realização de campanhas internas com seus colaboradores também é fundamental para fortalecer a causa. “Os parceiros incentivam a prática da doação e isso é bastante positivo, pois o sangue é essencial para o atendimento da demanda hemoterápica realizada nos hospitais do estado.Nosso agradecimento a todos que participaram dessa ação do bem”, afirmou o profissional de saúde.
Solidariedade
Ao final, a ação registrou 97 doações de sangue com a colaboração de pessoas, como Edison Ferreira, que trabalha no setor de Conferência do supermercado e renovou sua doação. “Estou feliz em doar, sei que vai ajudar muitas pessoas”, disse.
Para a dona de casa Josefa Nazilde Rocha dos Santos, a ação da coleta externa foi especial, já que ela não precisou se deslocar até a capital. “Eu sempre vou em Aracaju para fazer minha doação e hoje estou doando em Estância, isso é bom demais”, comentou.
Assim como ela, o servidor público Gizelio Santos, que trabalha no Hospital Regional de Estância, entendeu a importância do serviço a partir de suas experiências profissionais. “Vejo a necessidade do sangue todos os dias, por isso decidi ser um doador”, declarou o técnico.
Civismo
A campanha para coleta externa também mobilizou cerca de 30 alunos soldados do Tiro de Guerra de Estância, escola de civismo e cidadania ligada ao Exército Brasileiro. “Foi minha primeira doação de sangue”, contou o aluno Carlos Alessandro Rodrigues Bomfim.
Serviço
O programa tem como objetivo promover a divulgação do serviço de doação, aproximar o hemocentro do cidadão e elevar os estoques de todos os grupos sanguíneos. Informações através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.
Foto: Ascom SES
Publicado: 20 de julho de 2023, 15:31 | Atualizado: 20 de julho de 2023, 15:31