Ouvidoria da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fortalece o diálogo de profissionais e usuários com a gestão

Por Júnior Matos

O trabalho da Ouvidoria da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), é pautado na qualidade e eficiência para atender as solicitações das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrategicamente posicionada na entrada da unidade, a Ouvidoria realiza atendimentos entre informações, solicitações, sugestões e elogios. “O setor é responsável por fortalecer o canal de diálogo entre profissionais ou usuários (familiares e acompanhantes) com a gestão”, explica a ouvidora da MNSL, Olívia Amanda Lessa.

Segundo ela, a meta é solucionar os questionamentos e reivindicações dos pacientes, familiares e acompanhantes e, até mesmo, dos próprios funcionários da unidade. “Além de registrar as críticas construtivas ao serviço e/ou servidores”, complementa a ouvidora.

Qualquer usuário, acompanhante ou servidor pode se dirigir à sala da Ouvidoria para buscar atendimento. “Para abrir um procedimento a ouvidora responsável preenche um formulário relatando a demanda que, ao final, é lida para o denunciante. Este escolhe se quer se identificar ou prefere que a sugestão ou reclamação seja anônima. Esse processo ocorre sem burocracia”, enfatiza.

Ao receber uma notificação, os profissionais do setor encaminham a informação de forma imediata para a superintendência da Maternidade, que direciona o pedido à coordenação responsável. É dado um prazo curto ao solicitante para que a demanda seja atendida. “A depender do tipo, a resposta é dada em até 48 horas corridas. Assim, pacientes e acompanhantes sentem-se melhor acolhidos”, destaca Olívia Amanda.

Publicado: 16 de junho de 2016, 17:42 | Atualizado: 16 de junho de 2016, 17:42