Ortopedista do Huse alerta para cuidados e prevenção da osteoartrose

Doença acontece por causa de lesões no corpo e pelo processo de envelhecimento

O Hospital de Urgência de Sergipe chama atenção para a osteoartrose, uma doença degenerativa que acontece quando a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos se desgasta ao longo do tempo, causando dor nas articulações afetadas.  Portanto, é imprescindível saber como prevenir e tratar essa doença que acarreta lesões e agressões na cartilagem do corpo. 

De acordo com o médico ortopedista e referência técnica do Huse, Antônio Cabral, o processo de envelhecimento está ligado ao desgaste das articulações. Segundo ele, procurar um especialista e realizar um diagnóstico precoce para identificar os vestígios da osteoartrose é muito importante. “O diagnóstico da osteoartrose é dado pelo exame radiológico. A doença é recorrente em pessoas mais velhas, mas também pode aparecer devido a alguma sequela de trauma”, afirmou.     

Quando não tratada de maneira correta, a osteoartrose pode reduzir significativamente a qualidade de vida do paciente, pois os estragos nas articulações dificultam a movimentação do corpo. Para tratar a doença, o médico ressaltou os cuidados necessários. “É necessário que o paciente mantenha uma rotina saudável para ter controle do peso. Também é importante praticar atividades físicas que fortaleçam a musculatura. Já no tratamento, usamos medicamentos com ácido hialurônico que aumenta a viscosidade e diminui o atrito entre as articulações.”, relatou Antônio.   

 Por fim, o ortopedista ainda alerta para os cuidados preventivos para diminuir os riscos da osteoartrose. “É importante desde cedo praticar exercícios de maneira correta para o fortalecimento muscular, mas sem muito exagero, pois pode prejudicar a musculatura. Também é essencial ter uma dieta equilibrada e rica em cálcio e vitamina D.”, aconselhou o médico.

Publicado: 19 de maio de 2023, 11:58 | Atualizado: 19 de maio de 2023, 11:59