Operadores de tomógrafo do Hospital Regional de Itabaiana passam por treinamento

Os profissionais que irão operar o tomógrafo instalado no Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, Hospital Regional de Itabaiana começaram nesta segunda-feira, 3, um treinamento que irá se estender até a quinta-feira, 6, ministrado por técnico da Siemens, empresa fabricante do aparelho. Inicialmente, seis trabalhadores estão sendo capacitados, mas o número pode ser ampliado com a incorporação de técnicos em radiologia no treinamento, segundo informou o superintendente da unidade hospitalar, Waltenis Braga Silva Júnior.

O treinamento vai cumprir uma série de etapas e cada uma delas vai abordar os diversos aspectos da máquina e a sua manipulação. “Os trabalhadores vão conhecer da parte física do equipamento, com sistema e parâmetros, ao seu funcionamento, realizando exercício prático de tomografia com paciente” disse o superintendente, informando que os profissionais em treinamento são funcionários da casa.

A expectativa é de que ao final do treinamento, o tomógrafo entre em operação para atender aos pacientes do Hospital Regional de Itabaiana e demandas da Rede Estadual de Saúde, conforme enfatizou o superintendente. A implantação do serviço de tomografia naquela unidade de saúde irá promover vários benefícios como, por exemplo, maior resolutividade no diagnóstico do paciente, que será mais preciso.

De acordo com Waltenis Júnior, o Regional de Itabaiana deverá ter uma demanda de 10 tomografias por dia. Localizado na região Agreste do Estado, é caracterizado como uma unidade de média complexidade e atende por mês em torno de 10 mil pacientes. Destes, 97% são casos de baixa complexidade, com alta concedida em menos de 24 horas. Na avaliação do superintendente, este é um número elevado de pacientes que recorrem ao hospital quando deveriam buscar atendimento na Atenção Básica. Ele entende que, como o hospital é porta aberta, é ali que a população acaba buscando ajuda.

Publicado: 4 de setembro de 2018, 07:34 | Atualizado: 4 de setembro de 2018, 07:34