Oncologia: obra do novo bunker do Huse ganha formas e segue o cronograma
Por Katiane Menezes
A obra de construção do novo bunker (sala onde será instalado o segundo Acelerador Linear para tratamento de radioterapia no Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe – Huse) segue o ritmo do cronograma. A construção integra o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde (MS).
Hoje, quem chega à obra já consegue visualizar a imponência. Através deste novo bunker, o novo Acelerador Linear do Huse vai trazer grandes benefícios para a saúde de pacientes que necessitam do tratamento de radioterapia, quando a obra estiver concluída.
A coordenadora do Departamento de Infraestrutura da Fundação Hospitalar de Saúde (Deinfra/FHS), Claudimara Carvalho, não esconde a satisfação de ver a obra já criando formas.
“É uma emoção grande ver a estrutura criar corpo e se transformar. Está sendo uma obra linda e quando estiver pronta beneficiará os sergipanos que dependem desse serviço. A construção ocorre sem atraso, correndo dentro de todos os prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, responsável pela obra”, declarou.
A obra
O início da construção foi no dia 10 de dezembro de 2015 e a conclusão está prevista para o final do mês de outubro deste ano. Foi preciso demolir de uma parede da Oncologia, a instalar um novo chiller e determinar um novo fluxo de estacionamento no entorno da obra. Tudo feito com muito cuidado, de forma harmoniosa, sem causar transtornos às atividades cotidianas do maior e mais importante hospital público de Sergipe.
O engenheiro da Contenge (empresa responsável pela obra), Vilmar Azevedo, explica como está o andamento da obra e quais os próximos passos.
“A armação da laje do piso já foi feita e a obra se desenvolve com maior fluidez. Estamos realizando a armação vertical das paredes e logo em seguida será feita a concretagem delas. Está tudo dentro do cronograma previsto”, explicou.
Atualmente, em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e até de outros Estados: a 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção desse novo bunker permitirá a unidade ampliar e fortalecer o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no Estado de Sergipe.
Para o aposentado Givaldo dos Santos, 68, o novo aparelho vai agilizar o tratamento. “Não vejo a hora de instalarem a nova máquina. Vai ser muito melhor porque todos vão terminar seus tratamentos sem problemas de quebrar o aparelho. Já estão construindo o lugarzinho dele e vai dar tudo certo na instalação”, afirmou.
Publicado: 9 de junho de 2016, 15:39 | Atualizado: 9 de junho de 2016, 15:39