Núcleo de Produção Científica da Funesa realiza a 21ª Reunião Ordinária

Por Kitéria Cordeiro

 

funesa_foto_FO Núcleo de Produção Científica (NPC) da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou na manhã de ontem, 25, a 21ª Reunião Ordinária com o grupo de pesquisadores. Participaram da reunião as farmacêuticas de três das quatro Farmácias Populares do Brasil gerenciadas pela Fundação em Sergipe nos municípios de Estância, Propriá, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória, além dos integrantes do NPC, Tânia Santos, Francisco Santana e Kenya Nóbrega.

 

As reuniões são conduzidas pela coordenadora do Núcleo, Tânia Santos, pela vice-coordenadora do NPC e especialista em Políticas Públicas e Educação em Saúde da Coordenação de Pós-Graduação (COPGR), Kenya Nóbrega, e representantes de todas as coordenações que compõem o organograma da Funesa, que integram o referido Núcleo. Segundo informações de Kenya, no NPC existem sete grupos de pesquisas, mas eles podem variar de acordo com as demandas da instituição.

 

De acordo com Tânia Santos, as reuniões “têm como objetivo viabilizar as metas do Núcleo: fomentar a produção científica nas áreas educacionais e serviços que integram a estrutura da Funesa; centralizar a produção científica no âmbito da Funesa; desenvolver estratégias que possibilitem a participação dos profissionais da Funesa no desenvolvimento de pesquisas científicas e viabilizar apoio de profissional com conhecimento de estatística/bioestatística para subsidiar as pesquisas. As reuniões ordinárias do NPC acontecem mensalmente, previstas no Calendário Anual, podendo haver também, caso necessário, reuniões extraordinárias”.

 

Para Tânia Santos, “o investimento em pesquisa científica em saúde é de grande importância para o Estado, pois a aplicação dos seus resultados pode gerar um impacto efetivo na melhoria das condições de saúde da população”.

 

NPC

 

O NPC é uma ação do Plano Anual de Atividades (PAA), de 2016, da Funesa. O Núcleo é institucionalmente vinculado à Coordenação de Pós-Graduação da Funesa.

Ainda de acordo com Tânia Santos, o NPC atua em parceria com as coordenações da Funesa,  os integrantes participam do referido Núcleo e compõem os grupos de pesquisa. O NPC contará com o apoio de um Bioestatístico da UFS, que ajudará no delineamento de algumas pesquisas.

 

Os setores da Funesa que participam das reuniões são: Coordenação de Pós Graduação (COPGR), Coordenação da Rede de Farmácias Populares do Brasil (COFAP), Coordenação de Educação Permanente (COEPE), Coordenação do Programa Telessaúde e Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS-SE).

Publicado: 26 de abril de 2016, 14:54 | Atualizado: 26 de abril de 2016, 14:54