Núcleo de Educação Permanente do Huse completa 19 anos de ações

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi criado há 19 anos e fica localizado no prédio administrativo do hospital. Ele tem a função de assessorar e desenvolver estratégias de educação na saúde, cabendo ao mesmo a responsabilidade de implementar, apoiar, monitorar e avaliar as ações de educação permanente que envolvam a assistência, a gestão, o ensino e o controle social.

O NEP é um instrumento orientador que auxilia no desenvolvimento da educação em saúde. A intenção é qualificar os trabalhadores e estudantes por meio da discussão dos processos de trabalho. No momento, o NEP está em processo de construção de protocolos, normas e rotinas de todas as unidades do Huse, para melhorar o processo de trabalho no hospital.

Constituído por uma equipe multiprofissional, o NEP é composto por gerente, auxiliar administrativo, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Cabe ao NEP, articular ações conjuntas com a Gestão do Trabalho e Grupo de Trabalho de Humanização, na promoção de ações de educação permanente buscando a qualificação e valorização do trabalhador, além de se responsabilizar pela viabilização de estágios, pesquisas, extensões e ações permanentes e continuadas de educação.

O NEP organiza e elabora eventos científicos, capacitações, seminários, oficinas, entre outros cursos para os profissionais do hospital e estudantes na área da saúde. De acordo com a gerente do NEP, Jalcira Izidro, o NEP busca a melhoria da qualidade nas ações. “Essa qualidade só é possível com capacitações e inovações. Ele atua com o eixo da pesquisa e ensino com relação às universidades, escolas de enfermagem e medicina, além de todas as áreas ligadas a saúde”, explicou.

O NEP também é provedor dos estágios, as universidades encaminham seus profissionais para desenvolverem o ensino. Ele é importante para a área da saúde porque o ensino deve existir, o aprendizado e ensino são contínuos, mesmo que o profissional já seja capacitado.

Publicado: 8 de junho de 2017, 15:08 | Atualizado: 8 de junho de 2017, 15:08