No fim de semana, Hospital Regional de Lagarto atendeu a 500 usuários do SUS
Por Tito Lívio de Santana
Mesmo com a realização da 53ª edição da Vaquejada de Lagarto, no último fim de semana, os plantões transcorreram relativamente tranquilos no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Entre a sexta-feira, 26, e o domingo, 29, não houve registro de atendimentos de casos de vítimas por ferimentos de arma de fogo e de arma branca como faca, facão e canivete. No entanto, a unidade assistiu cinco pacientes vítimas de agressões físicas.
De acordo com os dados do Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), no último final de semana, o HRL atendeu a 504 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) entre casos clínicos e cirúrgicos.
É o caso do lavrador J.A.S.F, 48 anos, natural de Lagarto, internado desde o domingo, 28, quando precisou se submeter a um procedimento cirúrgico (debridamento em membro inferior direito) .
“Esta é a segunda vez que ele é internado aqui. Na primeira, meu marido, que é diabético, passou 18 dias internado. Pra mim, o atendimento daqui é ótimo. Não tenho o que reclamar, tanto dos médicos quanto da enfermagem”, conta a mulher do paciente, a cozinheira Maria Fernanda da Costa Santos, 40 anos, que acompanhava o marido, em uma das enfermarias cirúrgicas do HRL.
Trânsito
Entre a sexta-feira e o domingo passados, de acordo ainda com os dados do Hospub, foram atendidas 28 vítimas de violência no trânsito, número inferior aos 38 casos registrados no fim de semana anterior, compreendido entre os dias 19 e 21 deste mês. Das 28 vítimas do trânsito atendidas na urgência/emergência do HRL, os acidentes motociclísticos, que vitimaram 26 pacientes, representaram 92,8% do total de envolvidos em acidentes de trânsito. No mesmo período, o HRL atendeu ainda dois usuários envolvidos em atropelamentos.
No mesmo período, o Pronto Socorro da unidade assistiu ainda 32 pacientes que sofreram vários tipos de quedas, como da própria altura, de escadas ou telhados, e 22 deram entrada na unidade com traumas diversos. Também foram atendidas duas pessoas que sofreram mordidas de cães e duas por picadas de animais. Outras cinco pessoas deram entrada na unidade hospitalar com quadro de intoxicação, sendo uma medicamentosa.
O Hospital Regional de Lagarto, que está em fase de federalização para transformar-se em hospital universitário, é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.
Publicado: 29 de agosto de 2016, 18:30 | Atualizado: 29 de agosto de 2016, 18:30