Municípios realizam Conferências de Saúde
Com o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES), os municípios sergipanos estão realizando as conferências de saúde, espaços democráticos que contam com a participação paritária de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e onde nascem as propostas que irão pautar a construção dos Planos Municipais de Saúde. Para dar suporte aos municípios, o Conselho conta com a retaguarda da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio logístico.
As conferências municipais começaram no início do ano e seguem até o dia 15 de abril, conforme informou o conselheiro Ubiraci Ferreira Suassuna, que na conferência de Pacatuba, realizada nesta quarta- feira, 27, representou o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos. Ele informou que é função da instituição de controle social apoiar e homologar a conferência municipal de saúde. “É também nosso objetivo contribuir e motivar a participação da população, identificando os problemas e apontando as soluções”, garantiu.
De acordo com o diretor de Planejamento e represente da SES no Conselho Estadual de Saúde, Davi Fraga, as conferências municipais representam o primeiro momento do planejamento do SUS e delas surge a Conferência Estadual de Saúde, de onde é tirada as propostas de Sergipe para a Conferência Nacional de Saúde. “ As pactuações nas conferências geram pauta para a construção do Plano Estadual de Saúde para o período de 2010 a 2023. A participação dos usuários, dos trabalhadores e dos gestores legitima o processo democrático das discussões”, atestou.
A secretária municipal de Saúde de Pacatuba, Maria Silva Menezes, destacou que esta é a terceira edição do evento e falou da sua expectativa. “É neste espaço que discutimos as propostas que podem modificar a realidade das políticas públicas do nosso município. Então a gente fez uma mobilização muito grande, através de pré-conferências para garantir a participação da população nesse momento que a gente julga crucial para quem faz a gestão em saúde”, enfatizou.
A palestra magna, tema central das conferências, foi proferida pela secretária Executiva do Colegiado Interfederativo Estadual, Áurea Torres, que falou sobre “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. “A palestra foi bem didática, bem pedagógica, para que todos entendam todo o processo pelo qual tem passado o SUS, tudo que foi conseguido com as conferências, através de muita luta e mostrar a necessidade deste momento de termos um direcionamento para consolidar aquilo que a gente construiu com tanta dificuldade”, disse.
O prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins, participou da abertura do evento. “Acho importante estar presente em atos como este, que se trata de uma conferência, um pacto, que estamos firmando aqui, no sentido de fazer acontecer as nossas ideias. Saúde é direito de todos e estou aqui para dizer do meu engajamento, do meu compromisso com a melhoria dos serviços de saúde que ofertamos para a nossa população”, declarou.
Fotos: Valter Sobrinho ASCOM SES
Publicado: 27 de março de 2019, 18:41 | Atualizado: 27 de março de 2019, 18:41