Mulheres da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes são homenageadas

Por Juliana Costa

MNSL homenagem mulheres (8)Em alusão do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou uma programação especial. No auditório da unidade, que é gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), colaboradoras e gestores participaram no período da manhã de uma palestra sobre “Atualização em curativos”, com objetivo de capacitar os profissionais de saúde para as boas práticas da assistência à saúde.

O evento foi ministrado pela enfermeira Maria do Carmo Pereira, presidente da Comissão de Curativos da MNSL, que apresentou uma explicação teórica, além de mostrar novas tecnologias de coberturas para o tratamento das lesões cutâneas. “Foi importante esclarecer a universalização dos métodos terapêuticos para o tratamento de feridas”, disse a palestrante.

“Um prazer a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)/MNSL realizar essa capacitação, trouxe atualização em curativos e coberturas para os profissionais de saúde desta unidade num tema de suma importância para o conhecimento profissional. A participação de todos os profissionais e gestores colaborou para o sucesso do evento”, relatou Joana D’Arc Amorim de Albuquerque, enfermeira da CCIH/MNSL.

Segundo a enfermeira da ala rosa na MNSL, Angélica Machado de Aragão, a palestra puro foi de conhecimento. “Muito gratificante a disponibilidade dessas enfermeiras em trazer o conhecimento no tratamento de feridas, para que possamos aperfeiçoar as nossas práticas no cuidado da paciente, diminuindo o tempo de internação nos leitos”, relatou a enfermeira.

“Foi uma palestra bastante produtiva, de grande evolução e conhecimento profissional. Parabéns as profissionais que fazem parte dessa comissão”, parabeniza a servidora Alessandra Santos Ramos, auxiliar de enfermagem na MNSL.

Danças

No período da tarde, as mulheres se mobilizaram para um momento de vivência com danças circulares, atividade voltada para as acompanhantes das pacientes atendidas nas diversas alas da maternidade. Para a facilitadora da vivência e psicóloga da MNSL, Silvia dos Anjos, dinâmicas trazem alegria e leveza para o ambiente hospitalar.

“Ver mulheres tão guerreiras se entregando às dinâmicas e se emocionando ao encontrar acolhimento no olhar uma das outras, torna o ambiente hospitalar algo de beleza e poesia indescritíveis”, declarou a psicóloga.

Marilza Alexandre dos Anjos, 36 anos, do município de Boquim, acompanhante da irmã que está internada na unidade, descreve o que sentiu com as danças circulares. “A atividade foi ótima. Essas danças nos relaxaram e nos distraíram. São leves. A dança é um exercício simples que nos deixa renovadas,” disse Marilza.

“Muito boa a dinâmica. Ouvi muitas palavras bonitas e me senti apoiada”, finalizou Sebastiana Maria da Silva, 65 anos, proveniente do município de Ilha das Flores.

Publicado: 9 de março de 2016, 17:44 | Atualizado: 9 de março de 2016, 17:44