Moradores de Muribeca irão receber diversos serviços da Saúde durante o ‘Sergipe é aqui’

A ação itinerante do Governo do Estado tem possibilitado a aproximação dos municípios junto aos serviços da Saúde

Com o intuito de facilitar cada vez mais o acesso à saúde para a população sergipana, os moradores de Muribeca irão receber diversos serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta sexta-feira, 16, em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. Estarão disponíveis as Carretas do Homem, com exames de ultrassom e consultas com clínico geral, e a Carreta da Mulher, que fará exames de ultrassom e de citologia, além dos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C pela Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, coleta de amostras para exames PSA, além de orientações sobre doação de medula óssea. 

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) também estará presente para quem deseja coletar amostras para testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege), durante o primeiro e o último trimestre da gravidez. Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) possibilitará a coleta de amostras com cinco mililitros de sangue para cadastro de doador de medula óssea, bem como dará orientações sobre a importância da doação de sangue. 

Opera Sergipe

Os usuários regulados no programa ‘Opera Sergipe’ também poderão realizar consulta com um cirurgião geral, fazer agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e fazer a marcação da data da cirurgia. Lançado em julho de 2023, o ‘Opera Sergipe’ já devolveu a saúde e o bem-estar de 7.048 sergipanos. 

As cirurgias eletivas disponibilizadas na primeira etapa do Opera Sergipe são: histerectomia total; histerectomia c/anexectomia; colecistectomía; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperineoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigastrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

Avaliação odontológica

A avaliação odontológica tem o objetivo de detectar precocemente o câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Durante a avaliação, os pacientes que apresentarem lesões suspeitas ao câncer de boca passam pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 15 de fevereiro de 2024, 16:00 | Atualizado: 15 de fevereiro de 2024, 16:00