Moradores de Laranjeiras utilizam diversos serviços da Saúde durante 18ª edição do ‘Sergipe é aqui’

A ação itinerante levou consultas, testes rápidos e avaliação odontológica para a população

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofertou diversos serviços na 18ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que aconteceu nesta sexta-feira, 15, na Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira, no município de Laranjeiras. A população aprovou a iniciativa que levou consultas, testes rápidos, avaliação odontológica, exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV para os moradores do leste do estado.

Em 2023, a ação itinerante do Governo do Estado já passou pelas cidades de Itaporanga D’ Ajuda, Itabaianinha, Nossa Senhora das Dores, Carmópolis, Estância, Porto da Folha, Propriá, Boquim, Frei Paulo, Capela, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória e Laranjeiras, que encerra o cronograma do ‘Sergipe é aqui’ deste ano.

Consultas e testes

Com a finalidade de promover ações integradas de promoção à saúde e prevenção de doenças, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Os testes foram destinados a pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos, atendidas por ordem de chegada, de acordo com a senha liberada. A média prevista é de 60 usuários, correspondendo a 240 testes rápidos. 

Para o público masculino, na Carreta do Homem, foram disponibilizadas ultrassonografias de próstata e vias urinárias; consultas com especialista em urologia; coleta de exames laboratoriais e a verificação de sinais vitais (aferição da pressão arterial e glicemia). Já para a população feminina, na Carreta da Mulher, foram ofertados exames de ultrassonografia de mamas e transvaginal; exames de lâmina e verificação de sinais vitais.

Para o aposentado João Batista dos Santos, de 65 anos, que realizou consulta com o urologista, a saúde é prioridade. “É necessário que a gente sempre procure fazer esses exames, tem quase dois anos que não faço, mas sei da importância. Por isso, assim que escutei no rádio que a ação estaria aqui, acordei cedo para já garantir o meu atendimento”, destacou João. 

A servidora pública Maria Silvana Santos, de 56 anos, comemorou a ação que está sendo um sucesso nas cidades do interior. “Estava muito ansiosa para que a ação do Governo chegasse aqui no nosso município. Estava precisando muito fazer alguns exames, principalmente o ginecológico. Na correria do dia a dia, não temos tanta disponibilidade para ir até Aracaju realizar essas consultas. Estão de parabéns, são muitos serviços que já resolvemos tudo em um só lugar”, pontuou Maria Silvana. 

Além dos serviços nas Unidades Móveis, a ação contou com profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O Lacen levou  para o público exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV. Já o setor de Ações Estratégicas do Hemose realizou cadastro para doador de Medula Óssea, que atende pacientes com leucemias e tem como única chance de cura o transplante de medula e, para isso, é preciso encontrar um doador compatível.

Avaliação odontológica

O projeto ‘Sorrir Sergipe’ mais uma vez marcou presença e realizou exames para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca. A avaliação odontológica visa prevenir e conscientizar a população sobre a doença. Além disso, a novidade da edição, é que os dentistas estão fazendo uma ação educativa, ensinando as crianças como escovar os dentes corretamente. 

A dona de casa Lindinalva Vieira dos Santos contou que gostou bastante do serviço executado pelos profissionais da Saúde. “As equipes além de serem qualificadas, nos atendem com muito zelo, perguntam coisas simples do nosso dia a dia que fazem toda a diferença. Isso mostra que eles estão realmente preocupados com a nossa saúde, não apenas em atender e pronto. Além disso, eles ensinando nossas crianças a escovar os dentes, é muito legal”, comemorou.

Fotos: Flávia Daniela

Publicado: 15 de dezembro de 2023, 12:11 | Atualizado: 15 de dezembro de 2023, 12:11