Moradores de Carira aproveitam serviços de saúde gratuitos na 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’

A oferta de exames preventivos traz uma série de benefícios significativos para a população

O acesso a serviços de saúde de qualidade é um direito fundamental de todo indivíduo. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofertou exames, consultas e testes rápidos durante a 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que aconteceu nesta sexta-feira, 19, no município de Carira. A atuação da pasta durante as ações de governo itinerante tem desempenhado um papel fundamental na promoção de saúde e na prevenção de muitas doenças no interior do estado. 

Os exames realizados nas edições do ‘Sergipe é aqui’ permitem a detecção precoce de doenças, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento e de cura. Exames como mamografias e de Papanicolau, por exemplo, são cruciais para a detecção precoce de câncer de mama e câncer de colo do útero, respectivamente. Com a disponibilização gratuita desses exames na Carreta da Mulher, mais pessoas têm acesso a essas importantes ferramentas de prevenção. 

A Carreta do Homem é um serviço sempre muito procurado pelos sergipanos durante as edições do ‘Sergipe é aqui’. Somente nas edições da ação itinerante de 2024, já foram realizados 984 atendimentos. Nesta sexta-feira, em Carira, o comerciante Genilson Alves da Silva, de 46 anos, aproveitou a oportunidade para se consultar com o urologista e fazer o ultrassom das vias urinárias e da próstata. “Cuidar da saúde é muito importante para que a gente consiga viver bem e trabalhar. Se você aguardar, a doença fica pior, por isso tem que cuidar enquanto está cedo, para que algo pior não aconteça. Eu faço exame de próstata e indico para todo mundo, não tem porque ter medo”, contou, ao realizar seus exames preventivos.

Seguindo a linha da prevenção, os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C contribuem para a promoção de um estilo de vida saudável e são importantes para o controle e detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  

“Ao levar os teste rápidos e as informações durante essa ação itinerante para a população, estamos desempenhando um papel fundamental na identificação precoce de qualquer infecção que possa se tornar mais tarde um câncer de pênis, câncer de colo de útero e até mesmo a Aids”, explicou o técnico do Programa IST/Aids, Almir Santana.

Opera Sergipe 

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos sergipanos, o Opera Sergipe já recuperou a saúde e o bem-estar de mais de 10 mil pessoas. Assim como nas outras edições, na ação itinerante em Carira, os pacientes regulados realizaram consultas com o cirurgião geral, e quem estava apto pôde fazer o agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e marcar a data da cirurgia. 

Foi o caso da aposentada Ociene dos Santos, 58, que procurou o serviço para realizar a cirurgia de retirada de pólipos do útero. “O médico já me encaminhou para realizar meu procedimento. Eu fiquei sabendo pelas redes sociais do Opera Sergipe, um programa que vem ajudando tantas pessoas, e saber que eu serei umas dessas pessoas contempladas não têm preço”, disse Ociene.

Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco

Publicado: 19 de abril de 2024, 16:25 | Atualizado: 19 de abril de 2024, 16:25