Mobilização de doadores ajuda na manutenção do estoque de sangue do Hemose
Por Rosângela Cruz
A corrente da solidariedade contabilizou 116 doações de sangue na última sexta-feira, 19. As iniciativas com o apoio de diversos voluntários têm como finalidade colaborar com o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), destinado ao atendimento da demanda transfusional da Rede Hospitalar do Estado.
Dentre os voluntários, estava um grupo composto por militares da Capitania dos Portos de Sergipe. “Queremos com esse gesto dá o exemplo para a sociedade, com ênfase a comunidade marítima. Esse é um ato simples que salva vidas”, destacou o capitão de Fragata, João Batista Barbosa, ao destacar o lema da instituição ‘Marinha do Brasil protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente’.
Conforme a gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, Florita Aquino, desde a mudança no atendimento do serviço aos sábados, a equipe de Captação trabalha para ampliar as doações na sexta-feira. “Depois de coletado o sangue passa por um processo de separação para produção de plaquetas, plasma e hemácias. Cada um desses componentes tem especificidades distintas, que atende a vários tipos de enfermidades, desde os pacientes em tratamento oncológico até aqueles que necessitam passar por cirurgias de médio e pequeno porte”, explicou.
Ela informou que cada hemocomponente possui uma validade. As plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue.
“É por isso que os doadores devem comparecer regularmente. Uma redução no comparecimento do doador afeta rapidamente o estoque de plaquetas necessárias a pacientes com distúrbios de coagulação”, detalhou Florita.
Para a enfermeira, a doação de sangue precisa ser de forma permanente. Por isso, as ações de conscientização do serviço incluem palestras, formação de multiplicadores, campanhas internas e mobilização social.
“Essas são estratégias fundamentais que contribuem para que um candidato em potencial, em bom estado de saúde, possa fazer a doação de sangue de maneira consciente e frequente”, ressaltou.
Quem pode doar?
Candidatos com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos. Peso acima de 50 kg. No dia da doação o candidato à doação necessita apresentar documento de identidade original e com foto. Para doar o voluntário deve está bem alimentado. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 22 de agosto de 2016, 17:58 | Atualizado: 22 de agosto de 2016, 17:58