MNSL treina funcionários sobre higienização das mãos

O intuito de fortalecer a promoção da prevenção e redução de infecções relacionadas a assistência de saúde

De todas as formas de prevenção contra doenças, a higienização das mãos é o melhor dos caminhos, e no próximo domingo, 5 de maio, é comemorado o dia dessa prática, com o intuito de fortalecer a promoção da prevenção e redução de infecções relacionadas a assistência de saúde. Nesse sentido, nesta quinta-feira, 2, foi realizado um treinamento direcionado aos profissionais de saúde sobre higienização das mãos com uma ação de orientação na unidade intermediária e nas alas rosa, azul e verde da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

De acordo com a enfermeira da Comissão do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Joana d’ Arc Amorim, na maternidade são trabalhados os cinco momentos para higienização das mãos, que são:  antes do contato com os pacientes, antes da realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao mesmo.

“Todos os profissionais da instituição são treinados com a prática adequada, sendo importante que eles saibam executar a técnica da higienização das mãos e hoje trabalhamos o uso do álcool gel, pela sua eficácia. Essa passagem pode fazer com que uma bactéria seja enviada de um paciente para outro, através de nossas mãos que agregam essas bactérias e quando higienizamos estamos quebrando esse tramite”, disse Joana.

A técnica de enfermagem Bárbara Magalhães comentou que o treinamento foi muito bom. “Gostei dos procedimentos e da explicação, agregou o meu profissional, pois tive mais conhecimento para prevenir os pacientes”, falou Bárbara.

 

Como fazer

Joana esclareceu que a higienização é feita com água, sabão e álcool 70%, técnica preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após isso, utilizar luvas. “A importância da higienização das mãos é diária e contínua a cada procedimento. Está disponibilizado em todos os murais da MNSL sobre como realizar a higienização das mãos, já que a preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados”, assegurou a enfermeira.

Abra a torneira e molhe as mãos evitando encostar na pia. Em seguida, Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante). Logo depois ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos). Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direta (e vice-versa), utilizando movimento circular. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Seque as mãos com papel toalha descartável.

Publicado: 2 de maio de 2019, 13:41 | Atualizado: 2 de maio de 2019, 13:41