MNSL registrou 34 partos no final de semana

No período compreendido entre 19 a 21 de julho, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 105 atendimentos na admissão, desses, 57 internamentos que resultaram em 34 partos, 48 atendimentos com altas avaliadas e uma transferência.

A coordenadora do Pronto Socorro da MNSL, Lourivânia Prado, ressaltou que a instituição é referência estadual no atendimento às vítimas de violência sexual de ambos os sexos e que no período citado houve um atendimento a um maior de idade nesse serviço. A MNSL presta o atendimento humanizado, realizado através de uma equipe multidisciplinar, fazendo  diferencial ético, de cidadania, atenção e cuidado da assistência direta prestada na maternidade.

É importante que a vítima procure atendimento nas primeiras 72h, mesmo que não tenha passado pela delegacia. “É nesse prazo que conseguimos realizar todas as medidas preventivas para evitar as doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada. Para isso damos a pílula do dia seguinte, o coquetel retroviral do HIV e das hepatites”, disse Lourivânia.

No Centro Cirúrgico foram contabilizados 39 procedimentos. “Registramos 34 partos, uma cirurgia em recém nascido e quatro curetagens”, informou a gerente do Centro Cirúrgico, Amanda Nabuco Oliveira. Ela comentou que de acordo com as estatísticas da instituição, no semestre de 2019 (janeiro a junho) foram registrados 2.748 partos, entre eles, 1.349 normais e 1.399 cesáreos.

A MNSL, assim como todas as instituições inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), funciona no regime de porta aberta, prestando assistência a todas as pacientes de alto risco que dão entrada na maternidade, incluindo gestantes de outros Estados. Entre 19 a 21 de julho houve um atendimento a uma paciente de São Paulo.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é (79) 3222-8650.

Publicado: 22 de julho de 2019, 12:09 | Atualizado: 22 de julho de 2019, 12:09