MNSL realiza mais de 6 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2019
O relatório gerencial do Pronto de Socorro da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), contabilizou no primeiro quadrimestre de 2019 (de janeiro a abril), 6.074 atendimentos, sendo 2.501 internamentos e 3.573 pacientes que receberam altas ou foram liberadas para o pré-natal. No final de semana (de 24 a 26 de maio), a MNSL assegurou 143 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 60 pacientes foram internadas, 83 receberam altas, e duas, transferidas para Maternidades de baixa complexidade . É o que aponta a estatística do balanço da instituição, divulgada nesta segunda-feira (27), com base em seus relatórios de produção.
O Centro Obstétrico da MNSL é responsável pelos atendimentos à população, tanto de Sergipe quanto de estados circunvizinhos. A MNSL conta com 88 leitos obstétricos, sendo 48 cirúrgicos e 40 clínicos, 34 leitos de UTI neonatal, 25 UCINCO (Unidade de Cuidados Intermediários), 27 UCINCA (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru). Conta também com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psiquiatra, psicólogos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros profissionais. Informou a Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR), a enfermeira Fernanda M. H. L. Porto.
Já no Centro Cirúrgico da maternidade, durante o balanço dos dias 24, 25 e 26 de maio foram realizados 59 procedimentos, sendo 32 partos normais e 23 cesáreos, duas curetagens, uma cirurgia obstétrica e uma cirurgia em recém-nascido. A MNSL é também é referência no atendimento às vítimas de violência sexual de ambos os sexos e conta com uma equipe multiprofissional e qualificada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e demais membros de apoio assistencial qualificado. O atendimento funciona 24h, de domingo a domingo. A gerente da Admissão da MNSL, Adhara Shuamme Bento Fraga, informou que durante o final de semana, houve um atendimento a um menor de idade vítima de violência sexual.
O telefone de contato para o Serviço de Atendimento a vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79)3225.8679. A Unidade presta ainda, assistência a gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que vem de outros Estados, a exemplo da Bahia, de onde chegaram três pacientes. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é (79) 3222-8650.
Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 27 de maio de 2019, 17:46 | Atualizado: 27 de maio de 2019, 17:46