MNSL realiza curso de reanimação neonatal para profissionais da unidade
Aconteceu na última sexta-feira, 31, no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), o curso de “Reanimação Neonatal em Sala de Parto”, ministrado pelos neonatologistas Paulo Menezes, Roseane Porto, Klebiana Barros e Joiciane Bárbara da Silva. Os médicos são instrutores credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria e profissionais da maternidade. O objetivo do curso foi ampliar a capacitação dos servidores da unidade levando informação e capacitação a fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem da MNSL, para a prática da reanimação neonatal em bebês com idade gestacional igual ou com mais de 34 semanas.
Durante a qualificação foram abordadas as técnicas e atitudes para assegurar a vida dos bebês em situações de emergência identificando anormalidades e capacitando os profissionais para a tomada rápida de decisão na realização dos procedimentos necessários que garantam uma assistência segura às crianças. Os participantes também contaram com simulações realístas de diversos casos que podem acontecer em sala de parto. Foi dada oportunidade a eles de utilizarem na prática todo o material de reanimação.
“O evento é de fundamental importância para a melhoria na assistência do recém-nascido (RN) de risco, tornando ágil e eficiente as manobras de reanimação neonatal”, informou a pediatra neonatal e diretora técnica da MNSL, Roseane Porto. Segundo ela, essa capacitação é um dos pilares mais importantes para uma adequada assistência ao RN. “Isso se deve ao fato de que o principal componente da mortalidade infantil é o neonatal precoce e cerca de metade dos casos dos óbitos neonatais entre zero e seis dias de vida são decorrentes de asfixia perinatal’’, disse Roseane.
Atualização – De acordo com a pediatra neonatal Klebiana Barros, a importância dessa ação na Instituição é manter, tanto os profissionais recém-chegados, como os que já estão na ativa, informados e preparados conforme regras da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Foram abordadas as últimas diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal. Assim conseguiremos disponibilizar o melhor para os recém-nascidos”, ressaltou Klebiana.
A médica neonatologista, Joiciane Bárbara da Silva, ministrou sobre ‘Os passos iniciais da reanimação’, desde quando o bebê nasce até a possível necessidade de intubação. “Foi um momento de integração para equipe de saúde da ‘Lourdinha’, no sentido de adquirir mais conhecimentos sobre a reanimação neonatal, conceitos novos e resgatar os aprendizados que já possuíam anteriormente”, falou Joiciane.
“Foi excelente, tive a oportunidade de fazer uma nova capacitação, já que houve mudanças na forma de reanimar o bebê”, comentou a enfermeira obstétrica Luciana de Santana Lobo Silva.
Publicado: 3 de junho de 2019, 14:22 | Atualizado: 3 de junho de 2019, 14:31