MNSL promove atividade para alertar sobre segurança na prescrição e administração de medicamentos

Segurança na prescrição e administração de medicamentos é uma das seis metas trabalhadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente da maternidade

O Núcleo de Segurança do Paciente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), com o apoio do setor de Farmácia e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu uma ação sobre segurança na prescrição e administração de medicamentos para servidores da unidade. 

Essa ação faz parte do planejamento anual das seis metas de segurança do paciente: a identificação correta do paciente; a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde; a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos para evitar qualquer infecção; e prevenção de queda e lesão por pressão. 

De acordo com a referência técnica do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Kátia Leal, o setor possui um cronograma para abordar uma meta de segurança do paciente durante todo o ano. “Nossa intenção é chamar a atenção sobre cada uma das seis metas. Neste mês de fevereiro, estamos focados na meta três, que é a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Foi colocado um estande no corredor da maternidade para alertar sobre as ampolas que são similares, os nomes dos medicamentos e embalagens que são muito parecidas, por exemplo, e se não prestar bastante atenção, pode gerar erros na hora da administração desses medicamentos”, explicou.

Segundo Kátia, o NSP está reforçando quais são os métodos corretos da administração de medicamentos, conhecidos como ‘nove certos’, com a equipe de Enfermagem, além de apontar aspectos importantes da prescrição segura com a equipe médica. “Os ‘nove certos’ são: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, documentação e registro certo, razão/orientação certa, forma certa, e resposta certa”, detalhou.

Confiança

A dona de casa Acácia Lima é mãe de uma paciente internada na unidade e, segundo ela, o atendimento de todos os profissionais foi muito bom, pois a equipe lhe passou segurança. “Gostei muito do tratamento aqui. As meninas davam remédio à minha filha na hora certa, os médicos foram bastante atenciosos. Estão todos de parabéns. Senti muita confiança nos profissionais daqui”, enfatizou.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 23 de fevereiro de 2024, 20:09 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2024, 20:09