MNSL conclui formação de tutores para o Método Canguru
Com objetivo de disseminar a metodologia do Método Canguru no Estado de Sergipe, aconteceu de 9 a 11 de setembro na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), o curso de formação de tutores para Atenção Básica que terão a responsabilidade de replicar o método em suas unidades e instituições de saúde. A expectativa do evento foi fortalecer o vínculo entre a atenção hospitalar e atenção primária, segundo explicou o neonatologista da MNSL, Paulo Menezes.
“Esse curso teve o objetivo de formar os tutores que saibam trabalhar de forma efetiva e segura o cuidado compartilhado entre a atenção hospitalar e a Unidade Básica de Saúde”, observou Paulo. Ele explicou que ser um tutor do Método Canguru é ter o compromisso de espalhar a qualidade do atendimento, não só ao prematuro, mas para toda criança que chegar na unidade. “Compartilhar do cuidado, dividir experiências, fazer o contato pele a pele, ajudar a acolher a família, tudo isso é papel do tutor”, explicou o médico.
A pediatra Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, consultora do Ministério da Saúde, avaliou a equipe da MNSL como muito preparada para os cuidados do Método Canguru. “Todos estão muito coesos, têm muitos conhecimentos, são sensíveis e trabalham com muito amor e dedicação”, disse Rosa. Ela observou que alguns detalhes foram conversados porque sempre há coisas a melhorar e há uma grande quantidade de pacientes que já estão sendo bem atendidos trazendo para a MNSL um resultado bastante positivo”, ressaltou a pediatra.
Ela disse, ainda, que a organização do curso tem sido perfeita e os profissionais muito bem preparados. “O curso foi realizado com tranquilidade cumprindo os horários e toda a programação. A maternidade se mostrou aberta para receber esses profissionais das unidades básicas para que o trabalho continue a se frutificar”, enfatizou a médica. Ela comentou ainda que a segunda etapa é gigantesca, sendo o maior canguru do Brasil em números de leitos (27 leitos cadastrados). A Capacitação dos tutores entre Atenção Básica e unidades hospitalares é imprescindível.
“A equipe trabalha com muita dedicação e carinho e é a referência no estado então tem que continuar sempre sendo o modelo e padrão para que outras maternidades também desenvolvam esse trabalho”, comentou Rosa Maria Negri.
Para a enfermeira Aparecida Alves Pedrosa de Lima, do Hospital de Itapecirica que é centro nacional de referência do Método Canguru e representante do Ministério da Saúde, o Método Canguru na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é muito bem qualificado. “Há muito empenho na Unidade, e sabemos que a maternidade é referência do estado. Podemos classificar a recepção aqui como muito calorosa”, afirmou Aparecida Alves.
A avaliação geral do evento pela enfermeira Aparecida é que a maternidade está muito comprometida e organizada. “O compromisso com a comunidade, com a equipe e principalmente com o paciente é excelente. A segunda etapa do Canguru, está completa. Esses três dias de curso foram muito bons, estamos bem contentes e a equipe está bem empenhada. A estratégia de pegar todos os municípios foi boa e desejamos que eles se multipliquem sempre”, concluiu Aparecida.

Fotos: Valter Sobrinho
Publicado: 13 de setembro de 2019, 09:43 | Atualizado: 13 de setembro de 2019, 09:43