MNSL acolhe duas vítimas de violência sexual menores de idade
O serviço conta com escalas de plantão 24 horas, psicólogas, além de profissionais da área de enfermagem
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência no atendimento a gestantes de alto risco e bebês prematuros, recebeu 120 pacientes, durante os dias 26, 27 e 28 resultando em 52 internamentos, 68 atendimentos com altas, seis transferências para outras maternidades e um atendimento a duas vítimas de violência sexual menores de idade, segundo informou a gerente de Admissão da MNSL, Adhara Shuamme Bento Fraga.
O Serviço de Atendimento a vítimas de violência Sexual de ambos os sexos funciona por 24 horas, de domingo a domingo. Tudo acontece através de uma rede integrada de assistência baseada nos direitos universais, de acordo com que preconiza a Organização das Nações Unidas. No local, o paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e médicos .
De Janeiro a março de 2019, resultaram em 70 atendimentos, sendo destes, 54 a menor de idade e 16 a maior de idade. A coordenadora do Pronto Socorro da MNSL Lourivânia Prado, informou ainda que assim que a vítima chega, é atendida pelo enfermeiro que trabalha na classificação de risco, é acolhida e colocada em uma sala com privacidade para escutar todo histórico, se for necessário. A maternidade fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é o 79 – 3225-8650.
Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 29 de abril de 2019, 11:08 | Atualizado: 29 de abril de 2019, 11:08