Missa, coral e Papai Noel marcam a chegada do Natal na Oncologia do Huse
Por Katiane Menezes
Uma decoração especial anunciava a chegada do Natal no Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Missa, cânticos natalinos e uma mensagem de amor ao próximo fizeram parte da celebração, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 15, e que teve à frente o padre Givanildo, pároco do hospital.
Pacientes, acompanhantes, voluntários e funcionários da unidade participaram do evento que integra o calendário das atividades de humanização do setor.
“No natal nós devemos trazer para o coração a certeza do amor. Só vai acontecer Natal verdadeiro quando todos puderem dizer que esse mundo já é irmão de verdade. Feliz Natal para todos com saúde, paz e amor”, declarou o pároco.
Após a missa, o coral da AAACASE, formado por pacientes com câncer de mama e que integram o grupo Mama Fest, do Huse, cantaram um repertório emocionante e eclético, encantando o público.
Segundo a coordenadora da Oncologia, Meire Jane Souza, esse foi mais um momento de integração e confraternização com todos os colaboradores, pacientes e servidores. “É visível a emoção no rosto de cada um deles. Eu só tenho que agradecer a contribuição de todos para tornar essa festa ainda mais aconchegante. Aqui tudo é feito com muito amor”, disse.
O Papai Noel foi recebido com muitos gritos e aplausos, principalmente das crianças. A estudante Viviane Andrade, 22, é mãe de M.H.S, um ano e seis meses. Desde quando nasceu, a menina foi diagnosticada com um tumor no ombro. Ela já foi operada, mas o tratamento continua. “Está tudo bem com ela, então temos que comemorar. Essas festas são maravilhosas e as crianças se divertem muito. Minha filha fez ressonância e está tudo normal. Deus vai curar minha filha, tenho muita fé”, afirmou.
Tratamento
Marilene Santana Alves, 71, está em tratamento contra um câncer de mama há 4 anos. Ela não perde uma comemoração na Oncologia e participa com muita alegria. “Ninguém nunca me viu triste. Temos que aproveitar a vida com muita alegria, nem na mesa da cirurgia eu fiquei triste. Aqui tenho uma grande família que me trata com carinho e cuidado”, ressaltou.
A dona de casa Edvan Bomfim, 56, também trata está em tratamento contra um câncer de mama. Ela participa do coral e de todas as atividades desenvolvidas pela Oncologia e o grupo Mama Fest, ao qual faz parte. “A gente tem que erguer a cabeça e enfrentar a realidade da vida, enquanto houver esperança, haverá vida. Temos que encarar com alegria e dar força as amigas mais frágeis. Temos Deus, esse hospital, os médicos e os remédios”, declarou.
O aposentado Valmir Antônio da Piedade, 68, está em tratamento há cinco anos para tratar um câncer de boca. Ele também recebeu um grande presente nesta manhã, mas, não foi do Papai Noel. “Eu estou muito feliz, vim para uma consulta e o médico disse que eu estou bem e curado. Essa foi a melhor notícia que poderia ouvir. Desejo a todos, um natal de boa saúde e que Nossa Senhora Aparecida ajude a todos”, comentou.
Colaboradores
Dezenas de presentes foram distribuídos para as crianças. Os colaboradores e parceiros também ficaram encantados com a festa de Natal promovida pelo Centro de Oncologia do Huse e, sobretudo, pela oportunidade de poder ajudar a abrilhantar o evento e estimular o sorriso no rosto das crianças. O colaborador e advogado Márlio Damasceno, foi um deles. Ele participou da festa pela primeira vez e levou os filhos para conhecerem os exemplos de vida e de garra que os pacientes têm.
“Se Deus nos abençoa no dia a dia, não custa nada dividirmos o pão com alguém. Poder proporcionar a essas crianças, que são verdadeiras guerreiras, um pouco de alegria. Não é só o presente, mas o carinho. Eu trouxe os meus filhos para saberem o exemplo que essas crianças dão a todos nós que somos abençoados por Jesus por termos uma saúde boa, mas elas, mesmo com as adversidades da vida, mostram a garra e a determinação que têm”, ressaltou.
Publicado: 15 de dezembro de 2016, 18:35 | Atualizado: 15 de dezembro de 2016, 18:35