Microcefalia: Sergipe registra 238 casos notificados, com 111 já confirmados

 Por Luiza Sampaio

microcefalia follow upSergipe já registra 238 bebês nascidos com Microcefalia no estado, além de 10 óbitos, de acordo com o Informe Epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo Estratégico (Nest).

 

Em relação ao balanço anterior, são três novos casos notificados até o dia 25 de junho no Registro de Eventos em Saúde Pública – Resp/Cievs/DVS, ocorridos nos municípios de Itaporanga D’Ajuda, Graccho Cardoso e Japaratuba.

 

Deste total, 111 já foram confirmados, 73 encontram-se em processo de investigação e outros 54 foram descartados. Os dados são computados desde a implantação da notificação compulsória dos casos de Microcefalia, iniciada quando o país declarou “Emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional”. A partir de então, todas as unidades de saúde são obrigadas, legalmente, a notificar a Secretaria dentro do prazo de 24 horas após a identificação de qualquer caso suspeito.

 

Ainda segundo o Informe, os casos notificados estão distribuídos em 55 municípios sergipanos, sendo que a região de saúde de Aracaju é a que apresenta o maior número (85), seguida por Nossa Senhora do Socorro (42), Estância (32) e Itabaiana (26). “Esses registros deixam claro a extensão da situação, que não se restringe apenas a uma localidade. Nas sete regiões de saúde há notificação de bebês nascidos com a má-formação congênita”, analisa a coordenadora do Nest/SES, Eliane Nascimento.

 

O fluxo de assistência, instituído pelo Protocolo Estadual, direciona as crianças e mães da seguinte maneira: Ambulatório de Follow up para os bebês nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) para os nascidos na Região de Aracaju e Hospital Universitário para as demais regiões.

Publicado: 30 de junho de 2016, 14:08 | Atualizado: 30 de junho de 2016, 14:08