Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra 137 atendimentos no final de semana
Por Júnior Matos
No final de semana (período de 10 a 12 de junho), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Fundação Hospitalar da Saúde, registrou 137 atendimentos. Foram 66 pacientes admitidas e 71 gestantes avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal.
Ainda na temporada, foram registrados 59 partos, sendo, 28 cesáreos e 31 normais. “Na MNSL priorizamos o atendimento humanizado e individualizado. Essas ações garantem o bem-estar dos pacientes e o cumprimento da missão da unidade hospitalar que é a assistência qualificada”, ressalta a gerente da admissão da MNSL, Lourivânia Prado.
“Gostei bastante do acolhimento e da atenção dos profissionais”, afirma a gestante Beliza Aguiar, que deu entrada na MNSL no último sábado,11, apresentando o quadro clínico de diabetes gestacional.
A Nossa Senhora de Lourdes também se destaca no atendimento ao cidadão vítima de violência sexual. Neste final de semana, foram registrados cinco casos: 2 adultos e 3 crianças/adolescentes . Na ocasião, foi disponibilizado acompanhamento individualizado e acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar.
Estrutura Hospitalar
A equipe multidisciplinar da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.
A MNSL atende gestantes de alto risco portadoras de patologias como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro. A unidade dispõe de um serviço específico para receber exclusivamente gestantes de alto risco que necessitam de atendimento especializado.
Na admissão existem 7 leitos para observação. São, também, 33 leitos para tratamento clínico de gestantes na ala rosa, 33 leitos para alojamento conjunto (mãe e bebê), 16 cirúrgicos (entre pré parto, sala de recuperação e salas cirúrgicas).
Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal são 34 leitos. Na Unidade Neonatal Convencional (Ucinco) existem 25 leitos e na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) estão disponíveis 27 leitos.
Publicado: 13 de junho de 2016, 18:58 | Atualizado: 13 de junho de 2016, 18:58