Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou 41 partos neste fim de semana

Por Juliana Costa | Foto: Ricardo Pinho

MNSL corredores - Foto RICARDO PINHO (4)Durante o último final de semana (de 12 a 14 de fevereiro ), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência no atendimento às gestantes de alto risco, contabilizou 41 partos, sendo 21 normais e procedimentos 20 cesarianos.

Foram também registradas sete curetagens, uma cirurgia em recém-nascido e uma laparotomia exploradora, que consiste na abertura do abdômen (laparotomia) tendo como finalidade a realização de exames como esclarecimento de diagnóstico para, eventualmente, proceder com alguma manobra terapêutica cirúrgica necessária.

No sistema de admissão da unidade, foram 50 pacientes e 85 gestantes foram avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal.

“Aqui o tratamento é ótimo. Desde o dia 04 de fevereiro que tive minha filha e estamos fazendo um tratamento. Amanhã com fé em Deus receberemos alta,” relata Verônica Maria da Silva, 39 anos, proveniente do município de Propriá, foi admitida no dia 04 de fevereiro e teve sua filha Thaeme de parto cesariana. Ainda completou que “nessa maternidade cada um tem compromisso com a paciente, desde a limpeza até os médicos”.

A unidade, que é gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), também se destaca no atendimento ao cidadão vítima de violência sexual. No último domingo, 14, houve um atendimento, proveniente do município de Boquim, do sexo feminino, 15anos. Foi disponibilizado acompanhamento individualizado e acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar.

A maternidade atende gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro. O espaço também se destaca no atendimento às pessoas em situação de violência sexual, oferecendo acompanhamento individualizado e acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar.

 

Publicado: 15 de fevereiro de 2016, 18:16 | Atualizado: 15 de fevereiro de 2016, 18:16