Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza capacitação sobre reanimação materna para enfermeiros da unidade

O curso foi conduzido por profissionais do Samu 192 Sergipe e foi dividido em duas partes

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) promoveu nesta quinta-feira, 3, uma capacitação sobre reanimação cardiopulmonar materna para duas turmas de enfermeiros da unidade. O curso foi conduzido por técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). 

O Núcleo de Educação Permanente da MNSL juntamente com a responsável técnica de Enfermagem da maternidade, Andreia Aragão Rabelo convidaram profissionais do Samu 192 Sergipe, para realizarem uma abordagem sobre reanimação materna voltada à equipe de enfermagem da unidade. A capacitação foi dividida em dois momentos,  o teórico e o prático. 

“Não temos esses eventos cotidianamente, mas se eles acontecerem precisamos estar preparados e coesos para prestarmos uma assistência de qualidade e minimizarmos os danos causados pela ocorrência da PCR em gestantes, mães e bebês”, considerou Andreia.

Para a médica intervencionista e componente do NEP do Samu 192 Sergipe, Renata Dias, é importante fazer a capacitação em reanimação cardiopulmonar materna, visto que a unidade se trata de uma maternidade de alto risco. “Abordamos aqui aspectos sobre reanimação pediátrica, para que as equipes fiquem preparadas e, em caso de necessidade, os profissionais estarão capacitados para atender”, comentou.

Segundo Renata, o primeiro atendimento deve ocorrer na maternidade, porque, nessas situações, não é possível esperar. “Podem até chamar o Samu, mas o primeiro atendimento tem que ser iniciado imediatamente. Quanto mais precoce for o atendimento, melhor o prognóstico da paciente”, explicou.

Em todo o mundo, mais de um terço das mortes decorre de causas cardiovasculares que perfazem 300 mil casos anuais.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 3 de agosto de 2023, 16:29 | Atualizado: 3 de agosto de 2023, 17:15