Maternidade Nossa Senhora de Lourdes encerra Semana do Nutricionista
Por Morgana Barbosa
A promoção do conhecimento foi a principal marca da “Semana do Nutricionista” da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). A programação que chegou ao fim nesta quarta-feira, 31, contemplou palestra, debates, vivências, orientações e outras atividades.
“A programação foi extremamente rica. Percebemos que as áreas dialogam entre si. Essas palestras só vêm enriquecer o nosso conhecimento”, revelou Acácia Lessa, 53, estagiária de Psicologia.
Entre os temas abordados no último dia de programação esteve “Alergias e Intolerâncias Alimentares”. A palestra, ministrada pela Nutricionista e Mestre em Biotecnologia, Carla Sobral, despertou a atenção de funcionários da unidade e estudantes.
Foi durante essa palestra que a técnica em enfermagem da MNSL, Lucilaine Matos, identificou situações e sintomas que vivenciou em relação ao consumo de alguns alimentos durante a sua infância.
“Fiz algumas descobertas sobre a reação provocada por alguns alimentos no meu organismo. A palestra foi esclarecedora. Cheguei a conclusão de que é preciso contar com o apoio da família para manter adequações alimentares e evitar complicações”, disse a técnica em enfermagem.
Também chamou a atenção do público a palestra “Gastronomia no Tratamento de Autistas”, ministrada por Suelen Dalbosco, que é gastrônoma, nutricionista, especialista em saúde do adulto e do idoso.
“Alguns estudos mostram que essa alimentação pode influenciar no comportamento do autista, por exemplo, podendo amenizar os sintomas e a intensidade do grau desse autismo. Os estudos estão evoluindo. É importante debater o tema com os profissionais da saúde para que um dia possamos chegar a um ponto comum”, revelou Suelen Dalbosco.
A programação reuniu funcionários e estudantes de diversas áreas da saúde proporcionando troca de conhecimentos e maior entendimento sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional nutricionista.
“A programação foi de grande importância para todos os presentes nas atividades, por contemplar uma gama de informações nutricionais inseridas em contexto multiprofissional e social”, avalia a responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética da MNSL, Dinar Barros.
Educação Nutricional
Acompanhantes de pacientes internados na unidade e funcionários tiveram a oportunidade de receber orientações com base em avaliações individuais promovidas durante a programação. A ação ocorreu na área do refeitório e contou com a exposição e distribuição de material educativo.
“O objetivo foi mostrar para o público a importância de uma alimentação equilibrada. Para isso, expusemos a pirâmide alimentar para mostrar o que deve compor o cardápio diário de uma pessoa, de maneira equilibrada”, explicou a responsável técnica pela Alimentação, Conceição Souza.
Publicado: 1 de setembro de 2016, 14:40 | Atualizado: 1 de setembro de 2016, 14:40