Maternidade Nossa Senhora de Lourdes encerra Semana da Psicologia

Por Morgana Barbosa

semana da psicologia (6)A atuação do profissional de psicologia no contexto hospitalar reflete o processo de humanização e cuidado integral com a saúde, especialmente dos pacientes.  Esse trabalho, que tem função primordial na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), ganhou um importante reconhecimento e destaque durante a programação da “Semana da Psicologia”. As atividades chegam ao fim na tarde desta sexta-feira, 26.

Durante esses últimos dias,  foram realizadas palestras, vivências, exibição de filmes e debates. Os temas abordados contribuíram com o desenvolvimento pessoal e profissional do público, além de fazer alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado anualmente em 27 de agosto.

 

“Os profissionais de psicologia desempenham papel fundamental no processo de recuperação e promoção do bem estar de pacientes, familiares e funcionários da Maternidade”, ressalta o superintendente da unidade, o médico Luis Eduardo Correia.

Na quinta-feira, 25, foi realizada a vivência “Encontrando o seu lugar seguro” e a palestra “Puerpério: nós precisamos falar sobre ele”, ministrada pela psicóloga Socorro Pizzi. Já a palestra “O Afeto para o Feto: Construção Indispensável ao psiquismo Humano” foi conduzida pelo Dr. Carlos Alberto Santiago.

 

Para a sexta-feira, 26, a programação reservou espaço para abordar o “Luto”, além de vivências envolvendo a psicomúsica e outros temas.

 

“A I Semana da Psicologia da MNSL nos trouxe muita satisfação, pois, além da presença de funcionários e usuários, recebemos o público externo. Foi surpreendente o interesse de profissionais e estudantes de fora procurando informações sobre o evento. As palestras e vivências trouxeram conhecimentos e reflexões bem importantes que podemos levar para a nossa prática profissional e vida pessoal”, avaliou a responsável técnica pelo setor de psicologia da Nossa Senhora de Lourdes, Camila Almeida.

Para o estudante de fonoaudiologia, Thiago Alves, a programação foi muito proveitosa. “Essa está sendo uma ótima oportunidade para aprofundar conhecimentos”, revelou.

Maternidade

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes uma equipe de referência técnica em psicologia, composta por 10 profissionais, trabalha junto a uma equipe multiprofissional para garantir essa assistência aos usuários, familiares e funcionários.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizados 1.367 atendimentos, dos quais 150 foram direcionados às pessoas em situação de violência sexual. As demandas surgem de forma espontânea, a partir de solicitações específicas ou por meio de buscas ativas realizadas pela própria equipe.

“Nós estamos aqui para garantir às pacientes uma escuta diferenciada. Atuamos também como mediadores entre os pacientes, familiares e os demais profissionais que atuam na maternidade. Acolhemos essas pessoas em situação de angústia, ansiedades ou até mesmo conflito. Em alguns casos também trabalhamos em conjunto com a psiquiatria”, revela a responsável técnica pelo setor de psicologia da MNSL, Camila Almeida.

Publicado: 26 de agosto de 2016, 18:38 | Atualizado: 26 de agosto de 2016, 18:38