Maternidade Nossa Senhora de Lourdes conta com reforço de 14 profissionais do PSS da Saúde
Eles já estão passando por uma capacitação para atuar na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da unidade
A maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta terça-feira, 2, no auditório da unidade, o treinamento ‘Perfil Assistencial da UTI Neonatal’. A ação foi voltada para os 14 profissionais (oito enfermeiros e seis técnicos de enfermagem) recém- contratados do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Saúde, que vão atuar na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). O treinamento acontecerá todas as terças e quintas-feiras do mês de abril. As aulas serão ministradas pela gerente da UTI Neonatal (UTIN), Monique Daniela dos Santos Lima Cabral.
A gerente da UTIN, Monique Daniela dos Santos Lima Cabral, explicou que através do entendimento, eles vão ter noção do que os espera em relação aos protocolos assistenciais, e ao perfil dos bebês internados na UTIN. De acordo com ela, é um momento de troca de experiências, de fazer com que eles esclareçam suas dúvidas , sobre o que eles esperam, quais os receios, para que esses profissionais sejam direcionados aos protocolos assistenciais.
“Falaremos, inicialmente, sobre os protocolos, mas também queremos que eles se familiarizem com a rede, tendo uma visão sobre o Ministério da Saúde, as portarias que regem a UTI, as características da UTI que eles irão trabalhar, as características de uma UTI de alta complexidade. Foi levantado todo perfil baseado no quantitativo e nos diagnósticos”, explicou a gerente da UTIN.
Para a Técnica de Enfermagem, Valmeira Oliveira Nascimento, que trabalha na UTIN há 8 anos o treinamento foi bastante importante. “A cada dia aprendemos com os recém-nascidos, sobre os prematuros e os prematuros extremos. Vimos estatísticas, próxima treinamento teremos outro tema, em relação aos prematuros no método canguru”, disse.
Já a Técnica de Enfermagem Cinthia Cristiana Pereira Santos, novata na Unidade, locada na UTIN, disse que a recepção foi excelente, e durante treinamentos,pode tirar todas as duvidas, “Aqui fui bem acolhida. No treinamento acrescentei conhecimentos, e aprendi neste treinamento muitas coisas novas para o meu trabalho. “Hoje vimos gráficos com relação a admissões, mortalidade e a estadia dos recém nascidos na UTIN”, finalizou.
Publicado: 2 de abril de 2019, 15:35 | Atualizado: 2 de abril de 2019, 16:14