Maternidade Nossa Senhora de Lourdes conta com moderno parque tecnológico e avançada Central de Equipamentos
Por Júnior Matos

A Central dos Equipamentos oferece um serviço de distribuição e de manutenção dos equipamentos para a assistência ao paciente com necessidades de monitoramento através de aparelhos médicos que abrangem todos os setores como: Central de Equipamentos Esterelizados (CME), laboratório, Banco de Leite Humano (BLH), entre outros.
“Criado em 2008 pela Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), órgão gerenciador da unidade hospitalar, a Central de Equipamentos da MNSL representa um diferencial do serviço com maior controle que a gestão tem com os gastos em manutenção corretiva de equipamentos e acessórios hospitalares”, declara o coordenador administrativo da MNSL, André Nascimento.
A Central de Equipamentos comprova a relevância e a resolutividade para a MNSL.
“O setor funciona 24 horas com uma equipe de seis colaboradores entre auxiliares em manutenção, assistente administrativo e gerência. É responsável por produzir rotina diária com check list e controle de ordens de serviços na entrega e recolhimento de aparelhos, garantindo qualidade eficácia em todos os aparelhos lotados na MNSL desde o uso neopediátrico até o adulto”, complementa André Nascimento.
Fluxos, Organização e Avanços
A Central também reflete na melhoria das condições de trabalho dos profissionais da MNSL.
“Os equipamentos passam, constantemente, por manutenções corretivas e preventivas, além de fiscalizações periódicas (check-list). Essas medidas garantem as melhorias nos processos de trabalho, proporcionando o atendimento qualificado ao paciente”, detalha a gerente da Central de Equipamentos, Luciana Morais.

“Os profissionais registram em documentos a identificação do uso inadequado dos equipamentos e oferecer manutenção preventiva interna para evitar desgaste e falhas no controle de saída, devolução, etc”, pontua Luciana Morais.
Ainda de acordo com Luciana Morais, a informatização também foi um grande avanço do ano de 2016 na Central de Equipamentos.
“Ocorreu a melhoria dos processos de trabalho, bem como dos critérios indicativos que facilitam identificar dificuldades de funcionamento de equipamentos. Essa medida ajuda pensar estrategicamente e atuar no planejamento de novas ações”, finaliza Luciana Morais.
Publicado: 27 de maio de 2016, 15:38 | Atualizado: 27 de maio de 2016, 15:38