Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende 258 usuárias do SUS durante a semana

Por Morgana Barbosa

atendimento mnsl (2)Durante a última semana, de 5 a 11 de setembro, foram registrados 258 atendimentos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). A unidade gerida pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) é referência estadual na assistência materna e neonatal de alto risco.

 

“Do total de pacientes atendidas ao longo da última semana, 112 foram admitidas e outras 146 foram avaliadas, sendo que destas, 13 foram transferidas para outras unidades de saúde”, revela a gerente do setor de admissão da MNSL, Lourivânia Prado.

 

Já no centro cirúrgico foram contabilizados 93 procedimentos. Foram 43 partos normais, 41 cesarianas e os outros 9 procedimentos que estão divididos entre curetagens  e outros.

 

A coordenadora do Pronto Socorro da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Auciliadora Varjão, afirma que nos últimos 45 dias foi constatada uma tranquilidade no movimento.

 

“Não temos verificado situação de superlotação, o que é muito positivo já que isso se reflete nos demais espaços internos da unidade. Desta forma, podemos prestar uma assistência de excelência aos nossos pacientes, pois os trabalhadores  podem desenvolver suas atividades com toda segurança e qualidade indispensável na assistência à saúde”, avaliou a coordenadora.

 

unnamedCom oito meses de gestação, Deisiane Lima, 23, deu entrada na Lourdinha no dia 04 de setembro. Seu bebê, Alexandre, nasceu prematuro na quarta- feira, 7. Após o parto, a criança precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

 

“Meu bebê passou cinco dias na Utin e eu fiquei internada e ansiosa para tê-lo nos braços. Nesse período, apesar dessa situação, me senti muito bem acolhida. Tanto eu quanto o meu filho recebemos um bom atendimento e hoje  estamos bem e já posso ter meu bebê perto de mim”, conta Deisiane Lima, 23.

 

 

Violência

 

O serviço de atendimento à pessoa em situação de violência contabilizou o total de nove atendimentos, na última semana. Entre as pessoas atendidas 2 são de Aracaju e 7 delas são do interior do Estado. Dos atendimentos realizados ao longo desse período 6 foram a menores de idade.

 

As pessoas atendidas pelo serviço são oriundas dos municípios de São Cristóvão, Maruim, Nossa Senhora do Socorro e Simão Dias.

Publicado: 12 de setembro de 2016, 19:04 | Atualizado: 12 de setembro de 2016, 19:04