Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende 113 usuários do SUS no final de semana
Por Morgana Barbosa
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência Estadual para assistência materno-infantil de alto risco, recebeu 113 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último final de semana. Foram registradas 62 admissões e outras 51 pacientes foram avaliadas, dentre as quais 10 foram transferidas para outras unidades de saúde.
Já no Centro Cirúrgico foram registrados, entre os dias 19 e 21, o total de 44 procedimentos, sendo 23 partos normais, 18 cesarianas e três curetagens.
A gerente do setor de admissão da Nossa Senhora de Lourdes, Lourivânia Prado, destaca que “alguns dos casos mais frequentes atendidos pela MNSL são pré-eclâmpsia, trabalho de parto prematuro e distúrbio do líquido amniótico”.
Ainda entre as patologias registradas entre as pacientes que buscam assistência especializada na MNSL, está a hipertensão materna. Esse foi o caso de Patrícia Santos Moreira, 41. Ela realizou o pré-natal desde o início da gravidez e teve uma gestação tranquila até o oitavo mês, quando começou a apresentar pressão alta.
“Nunca tive pressão alta antes. Até o oitavo mês de gestação me senti muito bem e estava com tudo planejado para realizar o parto em outra maternidade. Quando descobri o problema fiz todo acompanhamento e meu médico me orientou a vir para cá. Meu quadro se complicou, mas aqui me senti segura e bem assistida”, contou Patrícia, que reside em Olindina, na Bahia.
A “Lourdinha”, que atende em sistema “porta aberta”, além da assistência materno-infantil de alto risco, também atua através do serviço de atendimento à pessoa em situação de violência. No último final de semana o setor registrou um atendimento referente a uma pessoa do sexo feminino, de Aracaju.
Publicado: 22 de agosto de 2016, 14:42 | Atualizado: 22 de agosto de 2016, 14:42