Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende 113 usuários do SUS no final de semana

Por Morgana Barbosa

Maternidade MNSL (2)A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência Estadual para assistência materno-infantil de alto risco, recebeu 113 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último final de semana. Foram registradas 62 admissões e outras 51 pacientes foram avaliadas, dentre as quais 10 foram transferidas para outras unidades de saúde.

 

Já no Centro Cirúrgico foram registrados, entre os dias 19 e 21, o total de 44 procedimentos, sendo 23 partos normais, 18 cesarianas e três curetagens.

 

A gerente do setor de admissão da Nossa Senhora de Lourdes, Lourivânia Prado, destaca que “alguns dos casos mais frequentes atendidos pela MNSL são pré-eclâmpsia, trabalho de parto prematuro e distúrbio do líquido amniótico”.

 

foto mamãe bebêAinda entre as patologias registradas entre as pacientes que buscam assistência especializada na MNSL, está a hipertensão materna. Esse foi o caso de Patrícia Santos Moreira, 41. Ela realizou o pré-natal desde o início da gravidez e teve uma gestação tranquila até o oitavo mês, quando começou a apresentar pressão alta.

 

“Nunca tive pressão alta antes. Até o oitavo mês de gestação me senti muito bem e estava com tudo planejado para realizar o parto em outra maternidade. Quando descobri o problema fiz todo acompanhamento e meu médico me orientou a vir para cá. Meu quadro se complicou, mas aqui me senti segura e bem assistida”, contou Patrícia, que reside em Olindina, na Bahia.

 

A “Lourdinha”, que atende em sistema “porta aberta”, além da assistência materno-infantil de alto risco, também atua através do serviço de atendimento à pessoa em situação de violência. No último final de semana o setor registrou um atendimento referente a uma pessoa do sexo feminino, de Aracaju.

Publicado: 22 de agosto de 2016, 14:42 | Atualizado: 22 de agosto de 2016, 14:42