Manejo de lesões de membros inferiores é tema de palestra no Huse

Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 22, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o segundo dia do ciclo de palestras do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Comissão de Pele, em parceria com as empresas CONVATEC, SOBENDE e CENUT. O evento reuniu profissionais e estudantes da área de enfermagem que compartilharam experiências e conhecimentos sobre cuidados com prevenção e tratamento de lesão na pele, além do manejo de lesões de membros inferiores.

O enfermeiro, estoma terapeuta e assessor técnico da empresa CONVATEC, Paulo Dionízio, foi o palestrante e destacou as principais feridas dos membros inferiores como a diabetes, erisipela e lesões por hansenianse. “Essas são as feridas mais complicadas, difíceis de tratamento, que requer um olhar muito específico e complexo do enfermeiro. A proposta principal é conceituar, fazer o diagnóstico da doença, do pé diabético, da úlcera venosa, mostrando todo o processo de infecção e quais as tecnologias atuais que a gente utiliza para o tratamento dessas feridas”, destacou.

Em seguida o palestrante realizou uma aula prática de avaliação de feridas, para que os participantes entendessem como manipular uma lesão, além de focar na tecnologia utilizada para dar subsídio na cicatrização da ferida. Foram demonstradas tecnologias avançadas no tratamento de feridas e o que se tem de mais atual para o combate da infecção e o que há de novo nesse processo.

Para a técnica de enfermagem Gilvânia Alves, é importante adquirir mais conhecimentos para a prática diária. “Além de ser engrandecedor para o nosso aprendizado, ajuda na carga horária e tem um conhecimento sobre as novidades que existem hoje na medicina e no mercado de curativos e tratamentos para essas lesões de pele. Para mim é muito interessante e não pretende ficar de fora de jeito nenhum dessas capacitações que só engrandecem a nossa assistência no dia a dia com o usuário”, explicou.

 

 

Publicado: 22 de maio de 2019, 16:11 | Atualizado: 22 de maio de 2019, 16:11