Mais de 21 mil usuários do SUS foram atendidos no Hospital regional de Estância em outubro

 

Por Herieta Schuster

 

O Hospital Regional Doutor Jessé de Andrade Fontes (HRE), em Estância, atua como um importante e fundamental equipamento de Saúde da Rede Estadual de Urgência e Emergência, abrangendo a região Centro Sul, com uma média de 245.000 habitantes. Além de Estância, a unidade recebe pacientes das cidades circunvizinhas como: Umbaúba, Cristinápolis, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Arauá, Itabaianinha, Pedrinhas e Tomar do Geru. O HRE também é procurado por municípios da Bahia como Jandaira, Conde, Alagoinhas, Rio Real, entre outros.

 

O Hospital Regional de Estância atualmente conta com três clínicos, dois cirurgiões gerais, dois pediatras e um anestesista, oferecendo, ainda, especialistas em nefrologia, ortopedia e cardiologia.

 

Segundo a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, são atendidos pacientes classificados como de baixa e média complexidade. “Temos com uma média de 20.000 pacientes por mês, somado com procedimentos, exames e atendimentos”, informa.

 

A Rede Hospitalar oferece 30 leitos de clínica médica, com 15 leitos de cirurgia geral, além de 15 leitos ortopédicos, mas 03 leitos de estabilização (área Vermelha), 09 leitos na área amarela, sendo 01 de isolamento, com 03 leitos amarelos pediátricos e 20 leitos distribuídos entre as alas azul e verde.

 

A superintendente relata que houve um aumento de atendimentos em relação ao mês de outubro de 2015.

 

“Em outubro do ano passado, o Hospital de Estância realizou 17.000 atendimentos/procedimentos. Em outubro de 2016, alcançamos a média de 21.000. O HRE funciona em regime de escala de Manchester, oferecendo aos pacientes atendimentos durante 24 horas”, enaltece.

 

O funcionamento da unidade beneficia a população e fortalece todo o trabalho da Rede Estadual de Saúde, uma vez que descentraliza a assistência e atua como retaguarda do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), evitando que casos de menor complexidade sejam direcionados para a capital.

 

Publicado: 10 de novembro de 2016, 17:51 | Atualizado: 10 de novembro de 2016, 17:51