Logística e qualidade: Central Estadual de Vacinação recebe três novos caminhões refrigerados
Por Acácia Mérici
Com o objetivo de aprimorar a logística, a assistência e a qualidade na distribuição dos produtos imunobiológicos (vacinas e soros) do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Sergipe, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, realizou nesta terça-feira, 29, a entrega de três novos caminhões refrigerados para a Central Estadual de Vacinação.
Segundo Giselda Melo, diretora de Vigilância em Saúde da SES, a partir de agora, as vacinas serão distribuídas diretamente aos 75 municípios de forma centralizada.
“Atualmente, o Estado de Sergipe encaminha para as quatro sedes regionais de vacinação em saúde (Propriá, Estância, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória), que distribuem aos seus municípios, e apenas 30 cidades adquirem a vacina diretamente da Central Estadual, que fica em Aracaju. Agora, com esses caminhões específicos para o acondicionamento dos produtos, sairá de Aracaju diretamente para a porta do município, com todas as condições de armazenamento que uma vacina deve ter”, afirma.
Para Sândala Teles, coordenadora do programa Estadual de Imunização, alguns municípios não têm carros apropriados para o acondicionamento das vacinas, o que preocupou a gestão a acelerar o processo de aquisição desses caminhões.
“Agora, Sergipe entregará as vacinas diretamente a cada um dos 75 municípios com mais qualidade. Já temos um cronograma de distribuição e, com esses caminhões, toda a logística será muito mais rápida”, enfatiza Sândala.
Para o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, que manobrou um dos caminhões, a aquisição desses veículos é resultado de todo o trabalho da grande equipe de profissionais da Central Estadual de Vacinação.
“A gestão leva a saúde a sério e todo êxito é fruto das exigências que me foram feitas. Entregamos esses três caminhões refrigerados apropriados dentro da técnica para fazer a movimentação e distribuição das vacinas em todo o estado de Sergipe. Isso garante a qualidade e a condição para que a vacina produza o efeito da melhor forma possível”, enfatiza o gestor.
Ainda de acordo com José Sobral, “na área de epidemiologia, principalmente ao que se refere a medicamentos e logística, a gestão deu uma grande contribuição. Instalamos uma nova câmara fria (que estava em convênio e não tinha sido instalado), mudamos todos os equipamentos relacionados à Central Elétrica, com a instalação de um grupo gerador para evitar perdas ou alteração de temperaturas, para garantir qualidade e eficiência das vacinas em Sergipe”.
Após a entrega dos três caminhões refrigerados, o secretário José Sobral deu mais uma boa notícia à equipe da Vigilância em Saúde da SES.
“Já está autorizada a contratação do projeto executivo para a substituição da cobertura da Central Estadual de Vacinação. Dia 19 de abril será a licitação da obra do telhado. Sergipe é um estado que tem excelência em vários setores e na Saúde não é diferente, tendo a condição logística, gerencial e funcional com o alto nível que o estado exige e temos a obrigação de dar”, ressalta José Sobral.
Publicado: 29 de março de 2016, 19:03 | Atualizado: 29 de março de 2016, 19:03