Lacen: Serviço de Entomologia realiza 20.508 análises para identificações de insetos vetores de doenças

Por Rosângela Cruz

A proliferação de insetos que podem transmitir alguma doença para os seres humanos é objeto de estudo do serviço de Entomologia do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Em onze meses, o setor realizou 20.508 análises de formas evolutivas – ovos, larvas, pupas e adultos –, para identificação, biologia, comportamento e ecologia de vetores transmissores da Dengue, Chikungunya, Leishmaniose, Febre Amarela e Doença de Chagas. O trabalho tem como finalidade subsidiar o programa de controle da Dengue e demais arboviroses no Estado de Sergipe.

De acordo com o gerente de Entomologia do Lacen, Antônio Fernando Lima, os serviços da Vigilância Entomológica dos municípios realizam a coleta das larvas, a captura dos insetos e encaminham o material para que o Laboratório Central faça os estudos. ”Após essas análises, os resultados da identificação dos vetores e revisão das amostras retornam para as cidades de origem, servindo, por tanto, de referência para as ações que serão realizadas pelas coordenações de Endemias dos municípios”, explicou.

Ele destacou que o serviço subsidia as atividades de planejamento e elaboração de intervenções nas ações de controle das vigilâncias municipais. “O trabalho da entomologia orienta e, também, atua no controle de qualidade das atividades laboratoriais desenvolvidas no âmbito municipal, que responde pela taxonomia (classificação) de animais peçonhentos, como escorpiões, além de insetos em geral”, pontuou o biólogo.

O laboratório de entomologia de Sergipe é responsável pelas análises de formas imaturas de larvas e pupas de culicídios; vetores da Dengue, Chikungunia, Zika e Febre Amarela; identificação de espécies de Flebotomíneos, vetores da Leishmaniose; Triatomíneos, vetores da doença de Chagas; e identificação de animais peçonhentos. Também realiza exame parasitológico para comprovar a presença de Trypanosoma cruzi no vetor e análise das bombas de pulverização utilizadas para controle químico dos vetores.

Na área de educação continuada, o serviço atua na promoção de capacitações e treinamentos para profissionais dos laboratórios de endemias dos municípios, distribuição de equipamentos e insumos laboratoriais – armadilhas, tubos de ensaio, produção de laudos entomológicos e relatórios técnicos.

Entomologia

É a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, outros animais e o ambiente, considerando sua importância na transmissão e dispersão de várias doenças ao homem.

Publicado: 20 de dezembro de 2016, 18:27 | Atualizado: 20 de dezembro de 2016, 18:27